Alexandre de Saint-Léon, ceo da Ipsos BrasilA Ipsos lançou, nesta quarta (22), a primeira edição do Ipsos Flair Brasil. A publicação “Brasil 2015, Crítica e Progresso” reúne artigos de 23 experts da companhia e tem como objetivo analisar os diversos aspectos do Brasil, baseado em estudos realizados pela empresa.

“Procuramos falar de todos os aspectos da cultura brasileira. Sentimos que está soprando um vento de contestação no Brasil. Não só a política, mas qualquer autoridade está sendo questionada. O que sentimos é que essa nova classe média está chegando a um nível de maturidade e por isso está questionando”, disse Alexandre de Saint-Léon, ceo da Ipsos Brasil.

A contestação da autoridade pode se estender às empresas. “As marcas líderes serão contestadas e utilizadas fora do propósito inicial delas. O desafio das marcas é antecipar isso e entender como se comunicar com o consumidor”, falou Saint-Léon.

Durante a apresentação da publicação, que deve ter uma nova edição em dois anos, Flávio Ferrari, diretor geral da Ipsos Media CT, mostrou que o país ainda está em construção e fez uma comparação do povo com adolescentes. “O povo tem consciência coletiva adolescente. Contesta autoridade, não sabe bem o que quer ser ou o que é. Esse país começou ontem e ainda está procurando sua identidade”, disse Ferrari.