João Pessoa e Natal passam a ser os novos mercados pesquisados pela Ipsos Media CT, líder em mídia, conteúdo e tecnologia no Brasil. Um dos motivos para a inclusão é que o Nordeste brasileiro tem sido foco de muitos anunciantes em função do crescente desenvolvimento da região.

Segundo a Ipsos, a população nordestina melhorou de vida e nunca consumiu tanto como agora. O instituto destaca que a região está repleta de oportunidades para quem tem o que vender para os nordestinos e vive um círculo virtuoso que tende a continuar pelos próximos anos. Vale lembrar que os estados do Nordeste têm os maiores potenciais de crescimento até 2020.

De acordo com levantamento da Ipsos, 35% da população adulta (18 + anos) em João Pessoa leem jornais impressos ou na internet. Destas, 89% votam com responsabilidade e consciência. Dos leitores de jornais em João Pessoa, 85% consideram que os jornais têm influência na formação da opinião pública. 71% dos leitores leem o noticiário nacional e 84% deles são pessoas otimistas, que consideram que sua vida estará melhor no futuro. 60% dos que têm interesse por política nacional leem jornais e 49% dos que participam de causas sociais são leitores de jornais impressos ou na internet.

“Os maiores anseios de consumo da classe média nordestina são: eletrodomésticos, eletrônicos, automóveis, motos e imóveis. Compreender os costumes e o perfil de consumo da região nordeste do Brasil não é tarefa fácil, tanto pela extensão territorial quanto por suas peculiaridades. A região tem dimensões equivalentes a um país, destaca-se no cenário econômico interno, pelo desempenho acima da média nacional e tem número de habitantes maior que países como Chile e Nova Zelândia”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

Já em Natal, 98% da população adulta (18 +  anos) assistiu TV aberta nos últimos sete dias. Destas pessoas, 81% assistiram ao noticiário geral/telejornal. Das que acompanharam o telejornal, 100% consideram que a TV tem influência na formação da opinião pública. Entre os que assistiram telejornal, 86% votaram com responsabilidade e consciência. Além disso, 90% são otimistas, que consideram que vida estará melhor no futuro. 97% dos que têm interesse por política nacional assistiram TV nos últimos sete dias, esta é a mesma proporção de pessoas que participam de causas sociais.