A campanha #IssoÉOuro, da Coca-Cola, teve o maior número de adesões dos internautas brasileiros. A análise foi feita pela agência nova/sb e a plataforma Torabit, que observaram as postagens em sites e redes sociais do Brasil com as hashtags divulgadas pelas marcas patrocinadoras, para saber qual campanha teve mais repercussão durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A ação da marca de bebidas teve 24,1% das citações quando computadas todas as aparições de hashtags dos patrocinadores.

 https://www.youtube.com/embed/lNL94y696ck

Em segundo lugar ficou a Visa Brasil (#Possomais), que conquistou 22,3% no ranking. O bronze ficou com a Nissan, com a hashtag #quemseatreve, com 21,8% das menções. Foram analisadas 5 milhões de menções em português nas redes sociais, sites e blogs, com o uso da plataforma Torabit.

“A Olimpíada foi um sucesso e o Brasil mostrou sua capacidade de fazer um evento dessa grandeza. Para algumas marcas, principalmente os patrocinadores dos Jogos, também foi um momento único, e muitos conseguiram aproveitar muito bem esse período para estar mais próximos dos clientes e conquistar novos”, conta Sérgio Silva, diretor de planejamento da nova/sb.

Ranking dos patrocinadores cujas hashtags mais apareceram nas redes durante os Jogos:

1. Coca-Cola – #IssoEOuro (24,1%)

2. VisaBR – #PossoMais (22,3%)

3. Nissan – #QuemSeAtreve (21,8%)

4. Bradesco – #AgoraÉBRA (13,1%)

5. McDonald’s – #SaborDaVitoria (10,3%)

6. Claro – #MomentoGigante (3,3%)

7. NET – #MomentoGigante (1,8%)

8. Samsung – #DesafieBarreiras (1%)

9. GE – #OsJogosJaComeçaram (0,8%)

10. P&G – #PGNosJogosOlimpicos (0,7%)

O estudo também avaliou os perfis que mais postaram e os que mais influenciaram no Twitter. A equipe do canal de televisão SporTV trabalhou bastante durante os Jogos. Líder absoluto em volume, fez mais de 3,5 vezes posts do que o segundo colocado, publicando 10.435 vezes no microblog, alcançando 2.768.618 internautas. O segundo lugar ficou com o perfil Olimpíadas On Fire (2.907) e o terceiro ficou com o perfil do jornal gaúcho Zero Hora (2.773).

Além do ouro Olímpico inédito, Neymar também foi líder nas redes. Muito popular no Twitter, conseguiu atingir 24.206.196 perfis com apenas três postagens. O segundo lugar ficou com o perfil da NBA, e o terceiro com a cantora Ivete Sangalo.