No Brasil há cerca de um ano e meio, a iStockphoto planeja quase dobrar o número de profissionais do país cadastrados na sua rede em 2013. Subsidiária da Getty Images, que adquiriu a empresa em 2005, a comunidade criativa, como define a country manager Ana Cenamo, iniciou um elaborado plano de marketing para alcançar esse objetivo. A primeira ação do projeto é o iStockalypse Brasil, realizado em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Canon, nesta terça (30) e quarta-feira (31), em São Paulo.

A ideia do evento é promover o aprendizado e o relacionamento entre fotógrafos brasileiros – amadores ou profissionais – e os especialistas da iStockphoto, por meio de análise de portfólios, experimentação (equipamentos da Canon estarão disponíveis para uso dos artistas) e auxílio direto de representantes da companhia, entre eles Andrew Rich, fotógrafo e inspetor; Simon Moran, diretor de conteúdo e fotografia; Andrew Delaney, diretor de conteúdo criativo; e Bill Bon, diretor de arte sênior da Getty Images.

Ana destaca que, de 125 mil artistas cadastrados na iStockphoto, apenas 600 são brasileiros. Até o fim do próximo ano, o grupo pretende aumentar esse total para mil. “Ainda há muita resistência dos fotógrafos locais em fazer parte de um banco de imagens, sobretudo entre aqueles que trabalham com fine art. Queremos frisar que um trabalho não exclui o outro. Com o retorno financeiro que ele pode vir a ganhar na iStockphoto, consegue mais estrutura para levar adiante seus projetos artísticos”, afirma Bill Bon.

O Instagram também está na mira do grupo. “Acreditamos que esse é um aplicativo com grande potencial de revelar novos talentos. Eu diria que é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro com um hobby ou até, quem sabe, mudar de profissão”, declara Ana. A executiva adianta que a tecnologia que vai integrar o banco de imagens ao aplicativo já está em desenvolvimento, mas a data de lançamento ainda não foi definida. A iStockphoto já é parceira do Flickr.