Cartaz que divulga o concurso da iStockphotoO Brasil que os brasileiros conhecem e não o Brasil que o mundo conhece. Fugir dos clichês e dos estereótipos é um dos objetivos do concurso “Fotografe o Brasil”, lançado pela iStockphoto, subsidiária da Getty Images, em parceria com a Canon.

Com o tema “Vários olhares, um só país”, o projeto é direcionado a fotógrafos amadores e profissionais, com inscrições gratuitas. Os dez primeiros colocados ganharão prêmios que incluem equipamentos, uma viagem a Nova York, cursos na área, orientação de portfólio e exposições no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Senac. O 11º vencedor será eleito por voto popular. “Imaginamos algo bastante amplo, que represente de maneira verdadeira a diversidade econômica, cultural, religiosa e sexual que identifica esse Brasil formado por muitos ‘brasis’”, diz Ana Cenamo, country manager da empresa.

Até 1º de maio, cada um dos participantes poderá apresentar até 15 imagens que serão avaliadas por um júri de especialistas em fotografia da Getty Images, profissionais de comunicação e artes. Os critérios de avaliação são criatividade, originalidade e caráter inspirador. A iniciativa tem apoio do propmark, Abrafoto, revista Fotografe Melhor, Senac, MIS, Photo Image Brasil e blog Fotocolagem.

Ana destaca que, além dos prêmios, os fotógrafos vencedores podem ser convidados a integrar o portfólio da iStockphoto e assinar contrato com a Getty Images. “Hoje temos cerca de 600 brasileiros cadastrados – mais ou menos oito mil arquivos fotográficos. Os que realmente contribuem com frequência somam 800 arquivos. O profissional economicamente bem-sucedido, no entanto, deveria ter entre 2,5 mil e três mil arquivos”, explica, salientando que o banco paga ao autor da imagem por número de downloads de suas fotos disponíveis. O objetivo do grupo é fechar 2013 com 400 novos fotógrafos no acervo.

Embora defina o atual arquivo referente à cultura brasileira como “satisfatório” em termos de conteúdo, a executiva frisa a quantidade ainda baixa de opções. “Necessitamos de mais imagens de pessoas no dia a dia, no ambiente corporativo, registros de pratos e festas típicas, frutas, partidas de futebol – não as dos estádios, mas aquela ‘pelada’ de bairro –, representações da classe C e D, o fluxo do metrô. Enfim, o cotidiano, sem aquela áurea de comportamento global que costuma instruir os fotógrafos estrangeiros. O Brasil é atípico exatamente porque uma executiva não necessariamente usa tailleur. Ela pode preferir um vestidinho florido, e isso nos falta”, afirma Ana.

Ela ainda frisa que o país é o primeiro a contar com uma iniciativa do gênero apoiada pela Getty Images global. “Recebemos esse presente por conta de nossa criatividade e atuação – basta ver o desempenho dos brasileiros nas redes sociais, sempre muito participativos. Costumamos dizer aos fotógrafos: ‘Coloque seu portfólio na vitrine do mundo’. Esse concurso é a prova prática do nosso lema, uma oportunidade única de chamar atenção para a sua arte e participar de uma exposição em um museu”.

A campanha de divulgação do concurso, cujo resultado será divulgado até 31 de maio, contará com anúncios na mídia especializada, estratégia de PR desenvolvida em conjunto com os parceiros e ações no Facebook e Instagram. Outras informações no site portuguesbrasileiro.istockphoto.com.