Ana Cenamo: objetivo é fazer crescer conteúdo brasileiro

 

As inscrições para o concurso “Fotografe o Brasil”, promovido pela iStockphoto e Canon, vão até o o próximo dia 1º. De acordo com Ana Cenamo, country manager da iStockphoto no Brasil, a cada dia são recebidas cerca de 500 fotos, o que demonstra o interesse dos fotógrafos brasileiros, tanto amadores quanto profissionais, pelo desafio. O tema é retratar o país como ele é. Em  apenas um mês, mais de 11 mil fotos já foram enviadas. “Um dos nossos objetivos é fazer crescer o conteúdo brasileiro e descobrir novos talentos. Com a aproximação da Copa do Mundo e Olimpíadas, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil. Queremos ter um amplo acervo de imagens que fujam dos lugares-comuns”, comenta.

A intenção, segundo Ana, é trabalhar com a diversidade do Brasil. “Queremos ter vários olhares sobre um mesmo país, mostrando toda a diversidade cultural, religiosa, econômica e de raças”, diz Ana, acrescentando: “Queremos reunir um bom material que não seja clichê”. Com um acervo mundial de 11 milhões de fotos, o iStockphotos pretende ampliar a contribuição brasileira. “Lançamos o concurso em março e está sendo um grande sucesso”.

Segundo a executiva, dois mil fotógrafos já estão participando da iniciativa. “Nunca se produziu tantas imagens no mundo como está se produzindo hoje. Há uma geração de artistas que nunca teve tanta oportunidade de se expressar por meio de imagens. Isso se deu pela democratização dos meios de imagens como celulares, iPods, iPads e máquinas digitais”. Só para se ter uma ideia, segundo Andrew Delaney, diretor de desenvolvimento do conteúdo criativo da iStockphoto e da Getty Images, o Facebook recebe 174 mil fotos por minuto e um total de 250 milhões por dia.

O “Fotografe o Brasil” inaugura a nova plataforma global de concursos da iStockphoto, empresa da Getty Images. Essa nova plataforma faz o cadastramento dos artistas, a publicação dos regulamentos, o recebimento das fotos e permite sua seleção pelos jurados. Todos os anos, a Getty e suas subsidiárias promovem concursos fotográficos mundiais sob diversos temas. O Brasil é o primeiro país que está recebendo essa plataforma.

Com patrocínio de Canon, Senac, Fotografe Melhor e Abrafoto, o prêmio para o primeiro colocado no concurso é uma viagem a Nova York, com visita e orientação de portfólio com um diretor de conteúdos da Getty Images. Recebe ainda uma câmera Canon EOS 5D MarkIII com objetiva EF 24-105 IS, flash Speedlite 600Ex, mochila DeLuxe 200EG e um ingresso para o congresso Photo-ImageBrazil. O segundo lugar vai ganhar uma câmera Canon EOS 7D, com objetiva EF 24-105 F4 LIS USM e também ingresso para o PhotoImageBrazil. Já o terceiro colocado ganha uma câmera EOS Rebel T4i, com objetiva 18-135 IS STM. Do quarto ao décimo lugar, ganha-se uma mochila da Canon.

Todos os dez classificados participam das exposições, uma delas no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), e têm a oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto. Além dos eleitos pelo júri, haverá um vencedor que será indicado pelo público, que vai ganhar uma câmera Canon EOS 7D, com objetiva 18-135 IS.

Os jurados do concurso são Cristiano Burmester, presidente da Abrafoto (Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade); Javier Talavera, da Taterka Comunicações; Marcello Queiroz, do propmark; Nelson Urssi, do Senac; Sergio Branco, da revista Fotografe Melhor; Beth Watchtel, da Getty Images; André Sturm, do MIS, e Gabi Lemos, fotógrafa que já tem 83 mil seguidores no Instagram. O resultado será revelado dia 31 de maio. O regulamento está no site.