A cerveja Itaipava usou digital product placement em uma novela da Globo já gravada. A marca apareceu na reprise de Império, que foi ao originalmente há sete anos. Na cena alterada, uma garrafa de Itaipava é vista em cima da mesa de Seu Antoninho (Roberto Bomfim), no botequim de Manoel (Jackson Antunes).
Essa é a primeira vez que a Globo usa uma tecnologia de inserção de produto em uma novela já produzida. A ação foi feita em parceria entre Grupo Petrópolis, WMcCann e a emissora, que se uniram para encontrar ambientes e situações que destaquem o produto. Diversas ações estão previstas até o final da história.
Exibida em 2014, a novela conquistou o prêmio Emmy Internacional no ano seguinte. Devido ao grande sucesso e às restrições impostas pela pandemia, desde 12 de abril deste ano, a trama escrita por Aguinaldo Silva está reprisando na emissora.
No primeiro semestre, a cerveja também marcou presença em ‘Amor de Mãe’. O projeto comercial contemplou licenciamento e uma ação de break contextualizado na novela das 21h na TV Globo. O comercial integrado no intervalo da obra contou com a presença da Verão, Aline Riscado, e a iniciativa foi potencializada por ações de conteúdo na atração, em que personagens pediram a marca de cerveja, em cena, pelo nome real.
Eliana Cassandre, head de Marketing do Grupo Petrópolis, comenta a estratégia. “A pandemia nos estimulou a buscar novos formatos e a tecnologia foi uma das formas principais para estarmos mais próximos dos consumidores. Além disso, tínhamos que estar na reprise dessa novela premiada, pois a Itaipava já é a “cerveja de novela” e vamos seguir com investimentos na teledramaturgia como território da marca”, diz.