A Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, anunciou o lançamento de uma nova edição limitada de latas vermelhas como parte da campanha “Verão é Nosso”. Desenvolvida pelo departamento de marketing da cervejaria, em parceria com a agência Futurebrand, a cor da embalagem é pivô de disputas antigas da marca com a Ambev, proprietária da Brahma.
Apesar de a Ambev acusar a Itaipava de concorrência desleal e de confundir o consumidor ao fabricar latas com a mesma cor da embalagem da Brahma, o Grupo Petrópolis tem obtido vitórias na justiça que permitem o lançamento da nova edição, que será distribuída para todo o Brasil e traz detalhes dourados no rótulo e no selo de proteção.
A polêmica começou em 2011, quando o vermelho se tornou predominante nas embalagens da Brahma. Na última decisão judicial sobre o caso, no entanto, o STJ, por meio do ministro João Otávio de Noronha, decidiu que cor não é marca e se trata de um elemento neutro no marketing das empresas, não existindo direitos exclusivos em relação ao uso de cores.
“O vermelho está sempre presente na marca Itaipava e também está muito ligado ao calor da estação mais quente do ano, mote de nossa campanha”, diz a gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre.
As latas vermelhas da Itaipava serão vendidas nas embalagens de 269 ml, 350 ml e 473 ml.