O Itaú convida os fãs de música a buscarem as diferenças por meio da ferramenta “Contra-Algoritmo”. A ação, feita em parceria com a agência Africa, faz parte da campanha do banco – patrocinador máster do Rock in Rio – para a edição 2019 do festival.
A novidade está integrada ao perfil do usuário do Spotify oferecendo acesso a todas as músicas e podcasts.
“Acreditamos que a música pode ser um caminho para que as pessoas busquem o diferente. Criamos o ‘Contra-Algoritmo’ para convidá-las a experimentarem novos artistas e ritmos musicais. Uma ação digital que visa levar essas pessoas a novas experiências na vida real, e totalmente integrada à nossa crença de que a música tem um poder transformador muito forte”, diz Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco.
“Durante toda a comunicação para o Rock in Rio, temos enfatizado a diversidade e a importância da busca por essas diferenças. De forma prática, é estar mais disposto a ouvir opiniões contrárias, conversar com pessoas não tão parecidas com você e, claro, se abrir para diferentes gostos e experiências”, comenta Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da Africa. “O Contra-Algoritmo é uma ferramenta que possibilita essa busca pela música e mostra como a diversidade de artistas está, de fato, presente no Rock in Rio”, finaliza.
A ação do Contra-Algoritmo faz parte da campanha do Itaú para o Rock in Rio – “Quem busca as diferenças se encontra” – e está inserido em uma série de ativações que convidam e incentivam às pessoas a buscarem as diferenças.
Como funciona
Para utilizá-lo, é preciso primeiro fazer login com a conta do Spotify. A experiência apresenta, em um primeiro momento, os artistas e músicas mais ouvidos de acordo com o histórico do usuário. Quem está no lineup do Rock in Rio aparece destacado em laranja, com as informações de sua agenda no evento.
Ao clicar em Contra Algoritmo, os 50 artistas mais ouvidos pelo usuário dão lugar às sugestões de novos nomes – todos eles com apresentações programadas para os diversos palcos do Rock in Rio. No site ainda é possível conferir o dia, horário e lugar de cada atração sugerida, e filtrar as novidades por diferentes temas: artista, palcos do Rock in Rio e dias do festival.
Ao final, uma playlist com as descobertas é oferecida no Spotify, assim como uma cartela compartilhável nas redes sociais, incentivando as pessoas ouvirem músicas diferentes das que já estão acostumadas.
Esta é a quinta vez consecutiva que o Itaú patrocina o festival, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro e entre 3 e 6 de outubro no Rio de Janeiro (RJ). Acesse o algoritmo aqui.