O uso de situações inusitadas e o bom humor dão o tom central da primeira campanha de 2020 do Itaú Unibanco, com uma série de filmes focados na oferta de empréstimo pessoal. Buscando uma conexão do banco com clientes que querem organizar seu planejamento financeiro, as peças mostram soluções de crédito para pessoa física e podem ser vistas na TV e em canais digitais.

Assinados pela agência Africa, os filmes têm versões de 30, 15 e 10 segundos e trazem como figura central Antônio, o porteiro que, além de seu serviço habitual em um prédio residencial, também distribui dicas de finanças, informando os moradores sobre possibilidades do crédito pessoal. Presente fisicamente em três dos filmes (no quarto ele não aparece, mas é citado), Antônio é o toque que humaniza as relações.

Olhos mais atentos podem reconhecer o porteiro Antonio e uma das moradoras de filmes icônicos que fazem parte da história da propaganda do Itaú. O ator Antonio Destro estrelou outros três filmes do banco entre 1997 e 2000, incluindo o icônico “Hot Dog”, no qual interpreta um vendedor de cachorro-quente muito simpático que, enquanto prepara seus sanduíches, compartilha conhecimentos sobre investimentos, deixando seus clientes espantados – e sugerindo que eles procurassem o Itaú para investir o seu dinheiro.  

“Trazer a discussão sobre a organização do pagamento de contas de início de ano de forma bem-humorada nas conversas de dia a dia ajuda a desmistificar o tema e reforça nosso foco no cliente. Temos a missão de ajudar quem já conhece o banco e também os não clientes a entenderem o universo bancário e a usá-lo a seu favor”, explica Guilhermo Bressane, diretor de Marketing de Varejo do Itaú Unibanco.

As peças foram construídas com a perspectiva de clientes com perfis e necessidades diversos – para cada um deles, a solução mais adequada para suas necessidades e desejos varia. Mas a personalização não fica restrita aos filmes: ela segue durante toda a experiência do usuário. A escolha do benefício certo para o perfil de cliente foi feita após testes com o público. A estratégia faz parte de um movimento do banco que visa utilizar cada vez mais tecnologia, experimentação e dados para otimizar o uso do marketing.

“O pano de fundo aqui é sempre ter o cliente no centro, ou seja, usaremos cada vez mais essa aliança entre tecnologia, inteligência de dados e marketing para entregar a oferta certa ao cliente certo no momento mais adequado da sua jornada. Queremos que as pessoas vejam que nossos produtos são soluções interessantes e práticas, voltadas para o que elas de fato precisam, e que o Itaú está disponível em diversas ocasiões para tudo o que for necessário. Isso é refletido não só nas ofertas, mas na experiência segmentada e personalizada que estamos oferecendo”, finaliza Bressane.

FICHA TÉCNICA
Título: Porteiro
Agência: Africa
Anunciante: Banco Itaú
Produto: Crédito

CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Felipe Cury
Direção de Criação: Philippe Daijó / Leandro Pinheiro
Criação: Alexandre Peralta / Philippe Daijó / Leandro Pinheiro

Atendimento: Renato Broggin/ Paula Coelho/Gabriel Naccarato/Natália Vasconcelos/ Bianca Simões
Mídia: Francisco Custódio / Beto Lima / Vinicius Tavares / Beatriz Isima / Cesar Rodrigues
Planejamento: Filipe Botton / Thauanne Menezes / João Gait
Pulse: Ana Carolina Santos / Caroline Ferraz / Bruno Rivas e Gustavo Muneratto
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Mariana Hermeto Reis / Eduardo Machado

Produtora: Boiler Filmes
Diretor de Cena: Dulcidio Caldeira
Produção Executiva: Pedro Bueno
Atendimento: Marcela Santos, Luisa Ferreira, Dayane Dantas
Coordenação de Produção: Stefanie Korb, Carol Latorre, Glaucia Araujo
Diretor de Fotografia: Lula Carvalho
Diretor de Arte de Cena: Paulo Ribeiro
Assistente de Direção: Mayra Ferro
Diretor de Produção: Tadeu Piantino
Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri
Montador: Ricardo Quintela
Finalizador: Fezão Barbieri, Rafael Barão
Correção de Cor: Marla
Finalizadora: Warriors VFX

Produtora de Som: LOUD
Diretor de Produção Musical:Felipe Vassão / Gustavo Garbato
Produção Musical: Equipe LOUD
Produtor Executivo: Maria Feres
Sales: Edu Bernardo
Atendimento: Nicole Bonani / Ingrid Mabelle
Coordenação: Rafael Silvestrini / Paloma Sol
Finalização: Equipe LOUD

Aprovação/cliente: Eduardo Tracanella / Juliana Cury / Felipe Cruz / Maria Luiza Castro / Bruna Rabello