Do lado de fora do evento, o Itaú, patrocinador máster do Rock in Rio 2013, realizou uma ação especial para explorar o apoio. O banco colocou um músico profissional, munido apenas de sua guitarra e um amplificador, para tocar “If I could (change the world)”, de Eric Clapton, trilha de recentes comerciais do anunciante, em diferentes espaços do Rio de Janeiro – onde o festival está sendo realizado até este domingo (22).
Na ação, idealizada pela Africa, câmeras escondidas filmavam o artista de rua e a reação do público. Quando alguém reconhecia o trabalho e contribuía com algum incentivo em dinheiro no case da guitarra, o músico interrompia a canção, abordava o transeunte e oferecia: “Muito obrigado por incentivar a minha música. O Itaú também incentiva a cultura e, como forma de agradecimento, aqui estão dois ingressos para o Rock in Rio”.
No total, a ação distribuiu 40 pares de ingresso. “Mais do que ir para a mídia e explicar para as pessoas porque o Itaú patrocina o evento, pensamos em simular uma situação real, com pessoas reais. Todos que se sensibilizaram pelo trabalho e arte daquele músico e, de alguma forma, colaboraram para seu trabalho, foram também premiados por nós”, explica Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco. O resultado da ação foi postado nas redes sociais do banco. Clique aqui para conferir o case.