A ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) realizou nesta quarta-feira, 15, evento para apresentar o resultado da pesquisa BCSI (Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente) de 2014. O estudo revela a preferência dos clientes em cinco setores da economia brasileira. Entre os bancos de varejo, o mais conceituado na opinião dos consumidores foi o Itaú; em telefonia móvel, a Claro; em telefonia fixa e internet, a Telefonica e em TV por assinatura, houve empate entre a Sky e a Oi.
A avaliação foi feita por meio da metodologia ACSI – American Customer Satisfaction Index, utilizada nos EUA há 21 anos e aplica em mais de 15 países. No Brasil, o BCSI está em sua segunda edição. Para este ciclo, foram pesquisados 5.089 clientes em todo país via questionários online.
O BCSI Brasil é resultado de uma parceria entre o CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing), com sede da ECA, a Universidade de Lisboa, a Universidade de Michigan. Segundo o diretor do ACSI, David VanAmburg, a pesquisa tem por objetivo auxiliar as empresas na relação com os consumidores, visando a melhoria dos serviços. “As empresas precisam monitorar a satisfação de seus clientes”, disse. “A pesquisa é sobre mostrar às empresas as experiências que as pessoas tiveram com seus serviços e de que forma ela poderão melhorar”.