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Toda história que se preze precisa de um bom herói, disso ninguém duvida. E na história do programa Itaú Criança, uma iniciativa da Fundação Itaú Social de mobilização nacional que incentiva adultos a lerem para as crianças, o herói é um adulto. O projeto, que já distribuiu gratuitamente mais de 40 milhões de livros desde 2006, pretende, neste ano, entregar mais de quatro milhões de exemplares.

Para chegar a esse número, o banco lançou, na última sexta-feira (25), campanha, criada pela DPZ&T, que tem como público-alvo os adultos – ou os heróis, como queiram. Além de reforçar os benefícios que o ato de ouvir histórias traz para as crianças, desta vez, a ação também pretende reforçar o protagonismo dos adultos que leem para os pequenos.

A ideia é inspirar as pessoas mostrando que, em todas as histórias infantis, o personagem mais importante é o adulto que lê. É ele o herói que tem nas mãos o poder de mudar o mundo de uma criança. O filme da campanha remete à clássica história do Rei Artur, na qual aquele que consegue tirar a espada cravada numa pedra é coroado rei.

Na versão da campanha, diversos personagens clássicos de histórias infantis, como um cavaleiro medieval e um mago, tentam retirar a espada da pedra. Mas quem consegue a proeza é um pai dos dias de hoje, que chega à história trazido pela imaginação de seu filho e pelo Sapinho, personagem-símbolo da campanha ao longo dos últimos anos. Ao ser removida da pedra, a espada se torna um livro nas mãos do adulto.

“Um dos pontos deste ano é que estamos reforçando o protagonismo do adulto na hora de ler para a criança. Queremos mostrar que a ideia de ler para uma criança tem de partir sempre de um adulto”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

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Para garantir a atmosfera mágica da história, o filme teve cuidados de superprodução e foi rodado em um castelo real do século 14, na República Tcheca, com mais de 70 atores e figurantes locais. O filme terá versões de 60 e 30 segundos, além de um curta-metragem de três minutos que foi veiculado na última sexta-feira (25), em uma ação inédita de compra de um break inteiro durante uma novela da Rede Globo, que aconteceu no folhetim “A Regra do Jogo” – o comercial também será veiculado na TV a cabo e em cinemas.

De acordo com a DPZ&T, vai acontecer uma intervenção da personagen Djanira (Cássia Kis) antes do break, que será dedicado exclusivamente à campanha do Itaú. E, na volta, o assunto continuará. “Todos os anos recebemos milhares de fotos, vídeos e histórias de pessoas que, ao receberem os livros do Itaú Criança, registram o momento e postam em nossos canais. Vamos aproveitar todo esse conteúdo para inspirar mais gente a ler para crianças. As pessoas reais serão protagonistas da nossa campanha”, conta Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

Como forma de engajar ainda mais as pessoas com a iniciativa, o comando “Leia para uma criança” ganhou também uma versão testemunhal: “Eu leio para uma criança”. Nas redes sociais e em ações de ativação, cada adulto vai poder personalizar essa frase com o nome da criança para quem ele lê.

Na mídia impressa, o objetivo principal é valorizar as pessoas que já participaram da Campanha Itaú Criança nos anos anteriores, pedindo os livros infantis e lendo para crianças. Nos anúncios e também em peças de mídia exterior, fotos compartilhadas por essas pessoas nas redes sociais do Itaú se tornam parte do mundo encantado dos livros infantis.

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A campanha conta ainda com spots de rádio, peças de mídia exterior e vinhetas de TV que, por meio de uma estratégia de mídia programática, exploram criativamente os momentos em que os adultos têm mais disponibilidade para ler histórias: as noites e os fins de semana, por exemplo.

“Dorme, menino, dorme”, de Laura Herrera, e “Tatu-Balão”, de Sônia Barros, são os títulos distribuídos em 2015 pela Coleção Itaú Criança. Os livros foram selecionados pela Fundação Itaú Social, com o apoio de um grupo de especialistas em literatura infantil, e podem ser solicitados gratuitamente por qualquer pessoa, correntista ou não do Itaú. Para pedir os livros, basta se cadastrar no site itau.com.br/crianca. A Coleção será enviada pelo correio para todo o país.