O Itaú anunciou na última quinta-feira (11) a compra da XP Investimentos, corretora brasileira que tinha como posicionamento a “desbancarização” dos investimentos. Em 2016, a empresa divulgou que liberaria R$ 50 milhões em publicidade e marketing durante todo o ano.
A compra de 49% da XP foi efetuada por R$ 5,7 bilhões. O negócio envolve a injeção de R$ 600 milhões na corretora, além de um acerto entre o banco, a gestora Dynamo e o fundo General Atlantic, acionistas da companhia. Segundo o acordo, a participação do Itaú deve crescer 75%, sendo comprado 12,5% em 2020 e 12,5% em 2022. Depois disso, Dymano e General Atlantic poderão deixar o negócio.
Esse conceito de “desbancarização” estava ‘incomodando’ algumas das maiores instituições financeiras do Brasil. Agora, ainda não se sabe o que irá acontecer, mas o mercado pode perder um forte anunciante. No filme a seguir, a empresa compartilha seu posicionamento e incentiva que os clientes tirem os investimentos dos bancos.
Entre as ações da empresa, uma campanha institucional na TV aberta foi veiculada com o objetivo de expor os objetivos da marca e os benefícios oferecidos aos clientes. Murilo Benício foi o garoto-propaganda em três filmes do ano passado, criados pela Mar Comunicação.
O fundador e principal adicionista individual, Guilherme Benchimol, continua à frente do negócio, assim como os sócios da XP seguem na empresa.