Itaú e Bradesco continuam no topo entre as marcas mais valiosas do país, segundo o estudo “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2014”, da Interbrand. A grande novidade ficou por conta da terceira posição, com a Skol, cerveja da Ambev, tomando o lugar do Banco do Brasil, agora em quarto. Entre as novidades, apenas a presença da Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco, que pela primeira vez aparece entre as 25 marcas mais valiosas do estudo (veja tabela abaixo).
O trabalho de comunicação das marcas líderes, obviamente, foram fundamentais para o posicionamento delas no estudo. Itaú, com a Copa do Mundo e suas ações sociais. Bradesco, a segunda do ranking, aproveitou a Copa do Mundo para, como patrocinador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, antecipar as suas ações e seu apoio ao Brasil. Skol, com sua agência F/Nazca S&S, apresenta um trabalho consistente na mídia há mais de uma década, e também é, com folga, a número um do concorrido setor de cervejas do país.
“Quem investiu, saiu ganhando. Quem ficou parado na área, esperando o melhor momento para chutar, perdeu espaço”, diz o estudo. “Um aumento que poderia ser até maior se não fossem os bilhões de reais que gigantes como Petrobras e Banco do Brasil perderam em valor neste ano”, complementa, já entrando, neste caso, no cenário político, que contribuiu para as duas quedas.
Segundo a Interbrand, fatores internos como clareza, proteção, comprometimento e capacidade de resposta tornam uma marca mais forte. Assim como fatores externos como autenticidade, relevância, diferenciação, presença e entendimento.