O Itaú, a Nova Schin e a Petrobras são as primeiras empresas a adquirirem as cotas sêniors de patrocínio do Carnaval 2010 de Salvador. O consórcio OCP Mago anunciou ontem (14), em evento realizado no Espaço Unibanco, em Salvador, que três das quatro cotas foram fechadas a R$ 3,1 milhões cada, o que dá um total de R$ 9,3 milhões. Essa arrecadação é superior ao dos últimos dois anos. Em 2009, cada cota máster foi de R$ 1,84 milhão e, em 2008, o valor ficou entre R$ 1,6 e R$ 2 milhões. As empresas que patrocinarem o Carnaval terão direito a propriedades que vão desde o merchandising nos circuitos da folia e nas principais vias da cidade, até nos seis bairros mais populosos de Salvador.

A proposta comercial contempla um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil e R$ 3,1 milhões, o que, segundo a Saltur, empresa de turismo do município, deve aumentar as possibilidades de patrocínio na festa, permitindo a empresas de diferentes portes e públicos-alvos a atuarem dentro do evento, que acontecerá de 11 a 16 de fevereiro. “Há dois anos resolvemos profissionalizar o patrocínio do Carnaval”, disse Claudio Tinoco, presidente da Saltur.

O consórcio OCP Mago foi assinado no dia 19 de novembro e envolve as agências publicitárias OCP Comunicação e Mago Comunicação (que pertencente a Caco de Telha) vencedoras da concorrência realizada pela Saltur com validade de três anos, compreendendo os carnavais de 2010, 2011 e 2012. “Desde o ambulante não legalizado até as marcas patrocinadoras ganham com o Carnaval. Temos que fazer bem feito para que as pessoas sintam saudades e voltem no próximo ano”, falou João Henrique Carneiro (PMBD-BA), prefeito de Salvador.

Sustentabilidade
Além de girar a economia da cidade e promover a renda da população local, o Carnaval de 2010 terá uma iniciativa ambiental que transformará um total de 10 km de lonas PVC, usadas para publicidade durante a festa, em mochilas escolares que serão doadas para escolas da rede municipal de ensino.

Este será o segundo ano consecutivo que o Itaú patrocina o Carnaval de Salvador. Já a Nova Schin completa 10 anos como patrocinadora oficial do evento. Em 2005, a marca de cerveja assinou contrato com a cantora Ivete Sangalo. E a Petrobras patrocina, pela terceira vez, do Carnaval da capital baiana e terá como mote o Carnaval Sustentável. Os trios elétricos serão movidos a biodiesel B-20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum), o que promete a redução da emissão de C02 durante os dias de folia.

por Maria Fernanda Malozzi