O Itaú interferiu de forma pouco usual nas edições desta quinta-feira (14) da Folha de S.Paulo e de O Estado de S.Paulo. A ação, idealizada pela Africa, levou os cadernos Mercado e Economia & Negócios, respectivamente, à frente da primeira página – para assinantes –, além de deixá-los em tom alaranjado.
A iniciativa é mais um reforço na divulgação do título de banco mais sustentável do mundo, entregue pelo jornal Financial Times e pelo IFC (International Finance Corporation). “O Financial Times é a publicação mais respeitada na área financeira. Precisávamos bater o bumbo ao receber um título como esse e, por uma feliz coincidência, o papel daquele jornal é laranja, cor do Itaú”, ressaltou Sérgio Gordilho, copresidente da Africa.
A intenção era deixar os jornais escolhidos para a ação o mais parecidos com o Financial Times. Para isso, um primeiro projeto era importar o papel original, naturalmente alaranjado, e ter os cadernos em questão nele impressos. “Tivemos um problema de logística de última hora e a solução foi utilizar tintas que se aproximassem o máximo possível do tom real”, explicou Jeferson Rocha, diretor de criação da Africa.
O profissional acompanhou na última madrugada, junto com integrantes da área de mídia, a impressão da Folha e do Estado, para garantir que o resultado fosse satisfatório. “Ao começarmos a aplicação, descobrimos que os dois jornais têm papéis diferentes. Isso demandou uma série de testes para que chegássemos, nas duas versões, o mais perto do tom laranja do Financial Times”, acrescentou Rocha.
Entre a idealização, a aprovação do banco e dos próprios jornais, a ação durou cerca de três semanas para ser concluída. Esta foi a segunda iniciativa para celebrar o título. A primeira foi a reedição de um comercial de 2006, também criado pela Africa, o qual explorava diferentes situações e a cor laranja, sem citar o nome do banco.
por Karan Novas