Leia para uma Criança em tempos de pandemia (Divulgação)

Em meio ao cenário atual, o Itaú Unibanco vem estudando medidas para auxiliar a sociedade a evitar a propagação da covid-19. Em busca de disponibilizar uma atividade e ajudar pais que estão em casa com seus filhos, o banco retomou o compartilhamento de livros infantis do programa Leia para uma Criança em formato digital e gratuito, via WhatsApp.

Sete títulos da coleção digital estão disponíveis na ação. Para receber os livros em seu celular, basta enviar uma mensagem para o número do bot: (11) 98151-1078. Os usuários recebem a opção de baixar apenas um título ou os sete disponíveis. Em formato PDF, eles podem ser compartilhados com outros contatos e acessados de qualquer smartphone.

A ação é fruto de uma parceria entre Itaú Unibanco e Fundação Itaú Social, que distribuem, todos os anos, livros físicos gratuitos por meio do Leia para uma Criança; a Take, líder brasileira no mercado de chatbots e contatos inteligentes, responsável pelo desenvolvimento do bot; a agência DPZ&T e o Facebook.

Os títulos disponíveis são: “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai; “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis; e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte – parte da coleção “Garotas Incríveis”, escritas e ilustradas por mulheres – além de “A canção dos pássaros“, de Zeca Baleiro; “Azizi, o Menino viajante“, de Conceição Evaristo; “A Menina das Estrelas“, de Tulipa Ruiz, e “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva.

O bot faz parte do festival #LeiaEmCasa, que busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças – que muitas vezes estão em confinamento dentro de casa junto a pais que estão trabalhando de forma remota. A ideia é utilizar a leitura como instrumento de entretenimento familiar. Além dos vídeos, também estão previstos para as próximas semanas conteúdos especiais e títulos digitais inéditos.

O Leia para uma Criança é um programa de incentivo à leitura na primeira infância criado pelo Itaú e pela Fundação Itaú Social, que promove que “quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser”.

Em 2020 ele completa 10 anos, e desde sua criação já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país. O programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente no segundo semestre.

Além disso, a campanha conta com uma coleção de livros digitais gratuitos, assinados por autores e ilustradores convidados pelo banco. Os títulos distribuídos via Whatsapp fazem parte dessa coleção, que tem ao todo 13 livros – disponíveis no site.

Na primeira etapa de distribuição de livros infantis do Leia para uma Criança pelo WhatsApp, feita no segundo semestre de 2019, mais de 800 mil pessoas acessaram o bot e mais de 2,6 milhões de downloads foram feitos.

Criadora do bot, a Take é official solution provider para o WhatsApp Business API no mundo, o que significa que ela tem autorização para usar a API oficial da plataforma para criar chatbots para marcas e empresas. A empresa já bateu a marca de 260 milhões de mensagens trafegadas no WhatsApp, desde agosto de 2018, e mais de 34 mil bots criados no BLiP – plataforma para construção, gestão e evolução de chatbots da Take.