O Itaú Unibanco quer ser mais ágil na comunicação e vem promovendo um movimento de transformação em sua área de marketing. Semana passada revelou que implementou duas operações com foco em sua atuação de mídia: a VivaSix, unidade de business performance da DPZ&T, e a Oliver.

As duas agências terão no total mais de 70 pessoas dedicadas prestando serviços ao banco. Uma assume a mídia de performance e a outra a produção de peças de performance. Com as mudanças, segundo Robson Harada, superintendente de martech, mídia e analytics do Itaú, o banco quer ganhar mais eficiência, velocidade na produção e consistência na comunicação. A ideia é que o trabalho de ambas em prol da agilidade e eficiência seja um fio condutor, o que, para Harada, é mais do que andar juntas.

Robson Harada: “Para o marketing do Itaú é um momento inédito”

“Essa nova forma de atuar faz parte de um movimento de transformação que estamos vivendo no banco como um todo, com novos modelos de trabalho e novas dinâmicas. Especificamente para o marketing do Itaú é um momento inédito, com o reforço de disciplinas que são core para o desenvolvimento e a sofisticação das nossas operações de performance marketing”, explica Harada.

A VivaSix já conta com uma equipe 100% voltada para essa transformação, análise e geração de resultados através de mídia de resposta direta para as frentes de negócios do Itaú. São 22 pessoas da DPZ&T, além de profissionais híbridos da AD Glow, parceiro de AD Tech que utiliza soluções de tecnologia para automação e ganho de eficiência. Já a Oliver, segundo informações da instituição, que tem como seu core business montar agências customizadas, atua na produção de peças de performance e canais digitais. “As palavras-chave são agilidade, escala e consistência. Estamos transformando a forma de o Itaú fazer performance, com um novo modelo de gestão alinhado a dinâmica e necessidades do marketing voltado para o varejo. Ter esses parceiros reconhecidos no mercado traz expertise e um ferramental novo para usarmos cada vez mais dados em nossa atuação – uma evolução ancorada em uma plataforma de martech para amplificar resultados, atender as atuais necessidades do segmento financeiro e promover uma melhor experiência para nossos clientes”.

Segundo ele, tudo atende pela palavra preparo, que deve se transformar em breve em maior robustez, que não tem muito a ver com a concorrência, que sempre existiu e existirá. Tem a ver, sim, com capacidade produtiva, sempre de olho no cliente, nas necessidades dele. “E tudo muito rápido”. O plano é que ainda neste trimestre o banco colha os frutos dessa mudança. “É o primeiro grande passo deste ano e os resultados devem vir no curto prazo”.

VivaSix
Nascida de uma cultura consolidada em mindset digital, ela é liderada por Paulo Ilha, e atua orientada por resultados, sobretudo com utilização de dados. A unidade de performance trabalha com ferramentas e parceiros de tecnologia que possam ser aplicados e centrados na geração de leads, resultados, vendas e captação dos hábitos de consumo dos clientes.

É uma mudança de modelo de compra direta de mídia para um modelo de compra agregada utilizando camadas de tecnologia. Isso impacta todas as áreas, mensurando com mais eficiência e gerando resultados com foco no uso da inteligência de dados que levem a insights não somente para a mídia, mas que também corrijam o curso de uma campanha no ar, potencializem assets criativos ou gerem negócios para as marcas.

“Essa nova etapa da história entre Itaú e DPZ&T é fruto da confiança do Itaú nas estratégias avançadas de mídia que fazem parte da cultura da DPZ&T, especificamente da nossa unidade de performance, a VivaSix, no desenvolvimento de soluções orientadas para resultados de negócios. Acreditamos que uma operação de performance integrada com a gestão estratégica de mídia agregará muito valor para o Itaú assim como já vem construindo em pouco mais de um ano do início da operação resultados expressivos para McDonald’s e Renault”, diz Paulo Ilha, VP de mídia da DPZ&T.

Oliver
Fundada em 2004 pelo inglês Simon Martin, hoje é líder global no mercado de agências customizadas, com 32 escritórios espalhados e mais de 170 operações em grandes empresas. “A busca por agilidade e eficiência na produção de conteúdo e publicidade acompanha um movimento crescente das empresas de endereçar os desafios de um mercado cada vez mais digital a partir da atuação de times dedicados, com processos ágeis, metodologia proprietária e velocidade de adaptação e respostas comparadas a uma startup. É nesse contexto que a Oliver tem se desenvolvido, e, agora, expande sua atuação com o Itaú”, diz Raffael Mastrocola, CEO da Oliver na América Latina.