A Bloomberg Línea, multiplataforma de notícias de negócios para América Latina e o Caribe, estreou oficialmente e já conta com apoio regional das empresas Itaú, Nubank, Visa, Duty Free Americas e Mercado Bitcoin.

O novo veículo é fruto da parceria entre a Bloomberg Media e Falic Media, e entrou no ar com sites locais (Brasil, Argentina, Venezuela, Peru, México, Colômbia, Chile, Panamá) e um regional. A empresa oferece um vasto conjunto de produtos digitais e informações sobre o mercado financeiro e de negócios, em português, inglês e espanhol.

Entre os dados de mercado estão as principais bolsas de valores do mundo (B3, BYMA, SSE, BVC, BMV, Nasdaq Global Index, Europe Equities and Indices), commodities (petróleo, açúcar, café, ouro, prata e bronze, além de criptomoedas (BTC, DPG, ETH).

A estratégia prevê conteúdos em diferentes mídias, plataformas e formatos, e o objetivo é ser um one stop shop, ponto único de acesso, para temas como notícias mundiais, negócios, economia, política, mercados, indústrias, cultura/estilo de vida, ciência e tecnologia.

O conteúdo gratuito é limitado a alguns vídeos e textos. Há opção de fazer uma assinatura premium com acesso ilimitado a serviços sob medida e insights de experts da empresa, com assinatura mensal (US$10) ou anual (US$ 100). 

Kaio Philipe, Chief Operating Officer da Bloomberg Línea na América Latina e Caribe, explica que os escritórios fisícios estão em definição e no momento a empresa utiliza os braços da Falic Media, com profissionais em todos os países de atuação. “O propósito da Bloomberg Línea é trazer conteúdo para a vida moderna na América Latina. Hoje se fala muito de finanças e economia, negócios, criptomoedas. Olha quantos IPOs o Brasil teve esse ano, quantas empresas se tornaram unicórnios, quantas pessoas estão se informando sobre esse assuntos. A Bloomberg Línea vai contar essas histórias. Vamos falar também de ESG, política e da Gen Z que está aprendendo a investir. Tópicos da vida moderna”, diz.

Kaio Philipe entra como COO (Chief Operating Officer) da Bloomberg Línea na América Latina e Caribe (Divulgação)

Além do conteúdo editorial, com reportagens locais originais e profundas de finanças e negócios, a empresa afirma que vai oferecer diferentes formatos de publicidade e branded content com alto alcance.

Ao PROPMARK, o executivo informou que está em processo de definição de agência no Brasil e que tem feito coisas internamente. “Algumas parcerias são regionais, por ser parte do business dessas empresas e outras são locais só para o mercado brasileiro. Como veículo com plataformas em cada país temos que conversar de maneira local até com branded content. Criamos projetos especiais para cada parceiro. Em relação a nossa agência, estamos em período de escolha, estamos fazendo algumas coisas in house, que a gente prefere até um certo ponto. Estamos em período de definição de qual caminho seguir nesse sentido”, afirma.

Para acompanhar o lançamento oficial da marca, a Bloomberg Línea fará um especial das “500 figuras de destaque” em diferentes setores da América Latina, incluindo as personalidades mais influentes de cada região e que inovaram o mercado na América Latina e no Caribe em 2021.

Philipe também comentou que este é só o pontapé inicial, um soft launch. “Esperem muito conteúdo. Tem muita coisa acontecendo no Brasil. Seremos um veículo crível, com dados relevantes, entrevistas e reportagens para realmente chacoalhar o Brasil.”

Equipe
No Brasil, a ideia é que a sede da redação seja em São Paulo e tenha cerca de 40 profissionais, entre eles Toni Sciarretta, como Diretor de Notícias no Brasil (ex-Valor Econômico e Folha de S.Paulo); Graciliano Rocha, como Editor Sênior no Brasil (ex-BuzzFeed e Folha de S.Paulo); Laura Morais, como Diretora Martech Latam (ex-Exame e Kayak); e Bruno Megale, como VP de Vendas (ex-Band e HBO).

Considerando a região da América Latina e Caribe, ao todo serão mais de 70 profissionais. A plataforma soma em recursos globais a força dos 2.700 jornalistas e analistas em 120 países.

A equipe de língua espanhola já tem Alejandro Ángeles, como Diretor de Notícias Latam (ex-Forbes México); Andrés Garibello, como Editor Sênior de Chile, Colômbia e Peru (ex-Forbes); Jimena Tolama, como Editora Sênior do México (ex-Expansion e EL CEO); Francisco Aldaya, como Editor Sênior da Argentina (ex-Standards e Poors); e Demion Bio, como Editor Central Desk (ex-Infobae).

O portal de notícias de negócios já está disponível para desktop e dispositivos móveis. O aplicativo está em desenvolvimento e tem lançamento previsto para o início de 2022. A Bloomberg Línea também está presente nas mídias sociais com perfis para Instagram, TikTok, YouTube, Twitter, Facebook, Spotify e LinkedIn.