O comércio online tem sido impactado positivamente pela pandemia da Covid-19 no Brasil.  Segundo relatório da Ebit|Nielsen, as vendas no digital cresceram 18,5% entre os dias 31 de março a 6 de abril em relação à semana anterior. O aumento foi impulsionado por produtos que têm participação significativa no faturamento, como eletrodomésticos e eletrônicos.

Os itens de giro rápido (FMCG) também estão mantendo boa performance. Segundo o levantamento, o principal impulsionador do crescimento no período foi a busca do brasileiro por conveniência, o que é proporcionado pelo aumento das compras via internet. Os dados apurados nesta semana indicam que a tendência de entrada de novos consumidores no e-commerce deve se manter. 

Hand holding credit card and using laptop with smartphone for paying shopping online

“O e-commerce tornou-se um facilitador da situação imposta pela COVID-19,  a medida que os consumidores adaptam suas atividades diárias para dentro dos seus lares e, consequentemente, aumentam a demanda por serviços online”, explica o diretor de atendimento ao varejo e e-commerce da Nielsen Brasil, Roberto Butragueño.

As áreas de eletrodomésticos (+21%), informática (+22.3%), casa e decoração (+23.5%), telefonia (+12%) e eletrônicos (+20.3%) são as que mais contribuíram para o crescimento total do faturamento do setor na semana. Os itens de giro rápido (FMCG) mantiveram o destaque ao registrar alta nas vendas de 21,7%.

A Páscoa 2020 também foi impactada. Os players do setor encontraram na internet a alternativa para a venda dos produtos sazonais. Segundo a Ebit|Nielsen, os pedidos aumentaram 322% entre os dias 29 de março a 6 de abril de 2020, em relação ao período de 07 a 20 de Abril de 2019. Somente vendas de Ovos de Páscoa via internet tiveram alta de 360% sobre o ano passado, os chocolates, em geral, apresentaram crescimento de 299%. O tíquete médio de Ovos é 55% maior neste ano.

A expansão nas compras de itens da área de Educação à Distância também foi registrada no período de 17 de março a 23 de março. O volume de vendas de apostilas de cursos e concursos cresceu 648%, seguido por cursos e educação (+414%) e os módulos de musculação e ginástica online (+ 262%) em comparação ao período de 10 de março a 16 de março 2020.