O IVC (Instituto Verificador de Circulação) está com novo serviço: auditoria de eventos. O piloto do projeto já foi concluído e agora está disponível ao mercado e aberto para filiações ao instituto. O principal objetivo do órgão, segundo o presidente-executivo Pedro Martins Silva, é proporcionar números transparentes de audiência dos eventos para que a comercialização de patrocínios e apoios seja feita com maior precisão, visando melhor aproveitamento dos investimentos. O instituto também quer acompanhar as evoluções do mercado e prestar um serviço de auditoria multiplataforma.
A área de eventos está em franca expansão. Segundo a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), o setor cresceu 80% em 2013. “É um marco muito relevante na busca do IVC Brasil em oferecer ao mercado publicitário números das mais diversas formas de audiência. Somos conhecidos pela auditoria de circulação, e temos ampliado bastante as plataformas que auditamos. Nossa ideia é auditar todas as plataformas”, comenta Silva.
A nova modalidade de auditoria cobre eventos sociais, empresariais, webinars, eventos voltados ao consumo e também técnicos, científicos e culturais. Atividades paralelas, como palestras, distribuição de brindes e shows também podem ser auditadas.
O instituto tem métricas que abrangem o número de visitas pagas e gratuitas, além das características de origem e perfil dos visitantes. Para auditar um evento é preciso ter cadastramento bem-estruturado, saber quem foi convidado e quem compareceu para fazer a conferência se os números estão corretos.
“Esta auditoria pode ser usada para duas finalidades: planejamento, para saber o que aconteceu em um determinado evento, e também para o pós-venda”, comenta Silva. “Os patrocinadores querem expor suas marcas para as pessoas certas. Precisam ter mensagens adequadas a cada um dos públicos. Acho que esta é a principal estratégia que move os eventos”, diz, lembrando que “a confiança demonstrada por meio dos números é que leva a investimentos mais sólidos nas oportunidades”.