O IVC Brasil (Instituto de Verificação de Circulação) divulgou os primeiros dados auditados em parceria com a ADI-SC (Associação de Diários do Interior), a Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior) e o Sindejor/SC (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas). Graças ao esforço conjunto, os órgãos auferiram a circulação de abril dos semanais A Tribuna do Vale, Cabeço Negro, Correio Otaciliense e Jornal Atual, além do Parole, que possui edições mensais. Todos os veículos têm distribuição gratuita.
Pela iniciativa, as associações são usadas como um canal de contato e distribuição das informações dos seus filiados necessárias para a auditoria. Assim, o IVC reduz os custos da operação de auditoria e consegue verificar os números de títulos de pequena circulação.
Empresas do ramo editorial podem fazer parte do quaro do IVC Brasil com a contribuição mensal R$ 63. O movimento conta com apoio da Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina e atraiu 163 pedidos formais de jornais para associação.
Segundo o presidente executivo do IVC Brasil, Pedro Martins Silva, a ampliação da base de jornais associados é prioridade para a entidade. “Nosso objetivo é levar números de confiança dos mercados regionais para as 297 agências de publicidade associadas ao Instituto em todo o país”, diz ele, reiterando que a ideia é levar o projeto de parceria para outras regiões.