A Devassa prepara a segunda edição do Encontros Tropicais que, na primeira vez uniu Gil e Baiana System e, agora, no próximo sábado (21), um dia depois da Consciência Negra, traz Iza e um time de artistas para celebrar a ancestralidade da música brasileira.

O evento é a última ação do ano em prol da Música Brasileira. A marca apoiou durante todo 2020 os profissionais do backstage de música, que estão sem trabalho na pandemia e reforça sua presença no cenário cultural brasileiro.

PROPMARK conversou com Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing de Devassa, para saber detalhes do projeto.

Qual a importância para uma marca como Devassa de enaltecer a cultura negra em novembro?

Devassa enaltece a cultura e criatividade brasileira, que tem como uma de suas principais raízes a origem negra. Essa homenagem faz parte do nosso movimento Tropical Transforma, iniciado no ano passado. Ao longo de 2020, tivemos uma série de ações celebravam a criatividade transformadora do brasileiro e da nossa música, e fechar o ano com este evento é uma honra para nós.

Cada vez mais, marcas promovem ações ligadas às causas sociais. Dá para fazer marketing hoje apenas pensando na venda do produto?

As marcas têm a oportunidade de acompanhar as mudanças da sociedade e, neste momento que estamos vivendo entendemos que é nosso papel colaborar. Durante a pandemia, além de uma série de iniciativas do grupo Heineken, criamos o projeto #UnidosPelaMúsicaBrasileira, visando arrecadar fundos para profissionais do backstage da produção de eventos musicais durante nossas ações. Nesse período, realizamos lives de enorme sucesso como de Gilberto Gil, Novos Baianos, Duda Beat & Nando Reis, o Festival dos Festivais e Elza Soares. Desta vez, durante o show de Iza e convidados, o QR Code disponibilizado na tela durante a transmissão levará doações para as instituições Backstage Invisível e Invisível Essencial.

Como a parceria com a Iza aconteceu?

Procurávamos um nome que refletisse a criatividade transformadora do brasileiro, a ideia que norteia todo o nosso movimento. Além de ser uma das 100 personalidades Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo em 2020, retrata melhor do que ninguém nossos esforços pela valorização da criatividade e diversidade da cultura e música brasileira.

Há algo que não comentamos que vocês queiram ressaltar?

O movimento Tropical Transforma nasceu do nosso desejo de querer mostrar que o tropical é muito mais do que os coqueiros e clima quente. Tropical tem a ver com a criatividade brasileira, uma postura ativa e única, que transforma nossa herança de ritmos do Brasil com novas manifestações que surgem a todo momento, impactando não só a música como toda a cena cultural e comportamental do nosso país. A riqueza das transformações locais e dos movimentos culturais que acontecem por todo o Brasil são a tradução de nossa cultura tropical.