A gratidão rege a comunicação da Coca-Cola neste fim de ano. Nesta linha, a marca resolveu materializar o “obrigado” por meio da Máquina da Gratidão, uma criação da J. Walter Thompson que permite ao público enviar uma Coca-Cola para uma pessoa especial, junto com um vídeo de agradecimento.
A mecânica de funcionamento é simples. O consumidor escolhe uma das três versões da garrafa de alumínio comemorativa da marca e deposita no equipamento para começar a interação. A partir daí, o consumidor diz quem vai presentar e grava o vídeo personalizado com vários filtros de Natal. Para amplificar ainda mais a campanha, os vídeos poderão ser compartilhados nas redes sociais, integrando a ação nos pontos de venda com o meio digital.
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Dez máquinas foram instaladas em lojas AM/PM dos Postos Ipiranga, em unidades da rede Carrefour e da rede Pão de Açúcar. Elas também serão levadas à shoppings centers em São Paulo.
A ação chegará também à televisão, marcando presença em programas comandados por alguns dos principais apresentadores do país, como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Marcelo Adnet e Fábio Porchat – eles vão explicar o funcionamento da máquina e divulgar a iniciativa.
Gustavo Lacerda e Nacho Mendiola, diretores de criação da J. Walter Thompson, lideraram o desenvolvimento da campanha. O processo contou com uma equipe multidisplinar, que teve de consultoria de design a especialistas em user experience, além de um time de arquitetos. O objetivo era garantir um produto que proporcionasse uma experiência amigável e pudesse ser produzido em escala.
“Construímos uma Máquina com longevidade que poderá ser usada em outras oportunidades, além da campanha de Natal”, detalha Nacho.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Coca-Cola
Produto: Institucional
Campanha: Natal 2016
Agência: J. Walter Thompson
Título: Máquina da Gratidão
CCOs: Ricardo John, Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda, Nacho Mendiola
Direção de Arte: Caio Gandolfi, Pedro Ricci, Pablo Lobo
Redação: Diego Ferrite, Marcel Ares
Consultoria de Design: Rodrigo Maia
Direção e Produção de RTV: Marcia Lacaze
Gerente de projeto / Producer: Thiago Segundo, Daniel Rybak, Luciano Vilela
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Guerzoni, Ligia Mattos, Juliana Magalhães
Planejamento: Gisele Bambace
Head of Digital: Maísa Delgado
Produção Digital / Creative Technologist: Sérgio Costa
Produtora de tecnologia: Índice.in
Agência técnica: CWI Software
Arquitetura de informação: Try e Índice.in
Aprovação do Cliente: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Vinicius Limoeiro, Erika Wolthers, Clara Castro, Carla Dart