Já estamos de olho em 2016. E ao que tudo indica, assim como em 2015, não será um ano fácil.
Porém, é em épocas difíceis que também nascem as grandes oportunidades.
E, falando nisso, em breve começaremos a receber os grandes pacotes de mídia para o ano que vem. E com eles uma gigantesca oportunidade de negócios. Do ponto de vista de rentabilidade, em que podemos extrair o melhor resultado nas negociações (considerando o apetite de compra do mercado), mas principalmente uma maneira de garantir à sua marca, de forma eficiente, um “estoque” de mídia para um ano que se mostra indefinido.
É hora de comprar com técnica, com inteligência, com responsabilidade, mas, sobretudo, com olhar de oportunidade. Porque de fato sabemos que os consumidores estão comprando menos carros ou imóveis, mas sabemos também que, de acordo com uma pesquisa feita pelo MeSeems, 59% deles não deixaram de comprar nenhum produto em função da crise. E, desses, 86% garantem que os mantimentos de supermercado são prioridade máxima em suas compras.
Portanto, há espaço para atenção, mas nunca para o desânimo. Porque embora o mar não esteja tão para peixe, ele está para uma série de outras espécies. Principalmente para tubarões, que são audaciosos, certeiros e infalíveis.
A crise e a oportunidade são como o leão e o tigre. Ganhará aquele que você alimentar.
Aliás, se você analisar a origem das palavras “crise”, que quer dizer momento decisivo, e “oportunidade”, que quer dizer conjunto de circunstâncias para que algo aconteça, percebemos muito mais similaridade do que diferença entre elas. Nessa composição, “Um momento decisivo para que algo aconteça”. E é disso que estamos falando.
É nos momentos de crise que os verdadeiros líderes vêm à tona, mostrando de fato por que são.
Fortaleça sua marca enquanto todos estiverem atônitos, sem rumo e sem direção.
Portanto, vá às compras. Pechinche. Pague o que for devido. Avalie as vantagens de pagamentos antecipados. Com a inflação em alta, esse fator ganha ainda mais importância, pois é garantido o congelamento das tabelas atuais.
Permita despertar o tubarão que há em você.
É hora de comprar com preço de 2015 para “usufruir” em 2016.
Compre. Seus consumidores também farão o mesmo. E sua marca sairá ainda mais forte.
Vá às compras. Garanta seus espaços e defina seu espaço. Porque na mídia já é Natal.
Francisco Custódio é diretor-geral de mídia da Africa