A chinesa JAC Motors anunciou a construção de uma fábrica no Brasil com previsão de inauguração em 2014. Com capacidade de produzir 100 mil veículos por ano, inicialmente, a unidade receberá investimentos de R$ 900 milhões e deve gerar 3,5 mil empregos diretos, além de 10 mil indiretos.

A fábrica, que terá capital misto, será majoritariamente brasileira. Como a intenção é também exportar para países da Mercosul, como a Argentina, o percentual deve ficar acima dos 60%. O local e a forma de financiamento ainda não foram definidos.

Com pouco menos de cinco meses em operação, a empresa alcançou 1,04% de participação no mercado em junho, acumulando mais de 8,5 mil veículos comercializados – o melhor resultado entre as montadora chinesas. O modelo J3 é o carro-chefe da marca, com 5,78% de participação em sua categoria e 10,10% em São Paulo Capital, Rio de Janeiro e Brasília, os principais mercados brasileiros. Até o final do ano, a expectativa é de que o volume de vendas atinja 45 mil unidades.

Os números da montadora são puxados pelo preço, abaixo dos R$ 40 mil, que se tornou o “coração do mercado automobilístico brasileiro”, nas palavras de Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil. E por ter carros que são vendidos completos, ou seja, sem opcionais; incluindo uma garantia de 6 anos.

Aliado a isso, a montadora investiu em um agressivo plano de marketing, elaborado pela Ogilvy, que tem como garoto propaganda o apresentador Fausto Silva – com contrato até o final de 2011. Para este ano, o investimento chegará a R$ 140 milhões, montante que será elevado para o próximo ano, de acordo com Habib.

por Marcos Bonfim