A Jaguar Parade, intervenção artística urbana que reúne esculturas de onças-pintadas estilizadas por artistas, serão expostas em parques, ruas e avenidas de São Paulo.
A exposição é idealizada pela Artery, que fez a Elephant Parade no Brasil, e e a Ear Parade, em defesa da saúde auditiva.
A exposição a céu aberto chama a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção.
Segundo o Onçafari, uma das entidades beneficiadas pelo evento, essa espécie está vulnerável no Brasil. Em biomas como a Mata Atlântica, a espécie é considerada “criticamente ameaçada”, com menos de 300 indivíduos.
Carol Barreto, sócia-diretora da Jaguar Parade Brasil, comenta a iniciativa. “A onça-pintada é um dos maiores símbolos da fauna silvestre brasileira, mas infelizmente já é considerada quase ameaçada de extinção. Por meio da arte pública, vamos espalhar a mensagem da preservação do felino e de todo o seu ecossistema”, afirma.
Em 29 de novembro, Dia Internacional da Onça Pintada, a Artery, organizadora da exposição, fará um leilão no Hotel Unique para arrematar as peças.
Metade do valor arrecadado será destinado a entidades brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema, como a Onçafari, SOS Pantanal, Ampara Animal e Panthera, e aos artistas que estilizaram as esculturas.
A Jaguar Parade tem a ISA CTEEP como patrocinador master, a Fairfaz no copatrocínio, o Unique como hotel oficial e a Rede Iguatemi como shopping oficial. Também apoiam o eventos: Bank of America, Banco BMG, Matrix Data Center, Pandhora Technologies, NB Steak, Quantum Life, BTG Pactual, George V, Arquitech Revestimentos, Nonna São Paulo, Avenues The World School, Pestana Hotel Group, Cia de Bressagem Brasil, Grupo Antonietta, Target Trading e Brown Sugar.