A JBS anunciou, nesta segunda-feira (10), a aquisição das operações da Seara Brasil (aves, suínos e alimentos processados) e da Zenda (indústria de couro), anteriormente controladas pela Marfrig. O negócio de R$ 5,85 bilhões foi fechado por meio da assunção de dívidas. Não haverá desembolso de recurso pela JBS, que assumirá os débitos das companhias. Com a aquisição, a JBS espera aumentar o faturamento em R$ 10 bilhões.

A operação reforçará a estratégia da JBS no mercado de aves e suínos no país. “Com a aquisição, a JBS entra de forma consistente no mercado de consumo e de produtos de alto valor agregado. Consolida sua posição, já que a Seara é a segunda maior empresa de alimentos industrializados a base de aves e suínos do Brasil”, afirma Wesley Batista, CEO da JBS.

A Zenda, indústria de couro com sede no Uruguai, possui operações no México, Argentina, Alemanha e África do Sul, além de escritório comercial e um centro de distribuição nos Estados Unidos. A aquisição da Zenda dará suporte à estratégia implementada pela JBS ao longo dos últimos anos, que transformou a companhia em uma das maiores processadoras de couro do mundo.