Com o objetivo de preservar os 8% de Mata Atlântica nativa, a Leo Burnett Tailor Made cirou para Jeep o Vigilant Wallpapers, com imagens em tempo real das áreas. A ideia é alertar e abrir o debate sobre as ameaças que acontecem diariamente nos parques e reservas. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a sociedade é convidada a participar ativamente, vigiando as áreas de principal risco por meio de seu computador, smartphone ou tablet.
“A ação que desenvolvemos une dois grandes valores da marca: a tecnologia e o amor pela natureza. Ao instalar o wallpaper, os consumidores passam a colaborar de forma ativa na preservação da Mata Atlântica a qualquer hora e em qualquer lugar. Trata-se de uma aventura consciente e de uma atitude de cidadania que está ao alcance da mão de qualquer pessoa”, diz Vinicius Stanzione, Diretor de Criação da Leo Burnett.
“A Fundação SOS Mata Atlântica atua em diversas frentes para a preservação deste que é o bioma mais ameaçado do país. A parceria com a Jeep cria a oportunidade do cidadão comum interagir com o meio ambiente e ser mais um agente na preservação da Mata Atlântica”, comenta Mario Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
As imagens do Vigilant Wallpapers, enviadas para os fundos de tela em tempo real, são captadas por câmeras instaladas em setores estratégicos, que podem sofrer algum tipo de agressão ou crime ambiental, como queimada, pesca ilegal ou desmatamento. Caso o vigilante observe alguma atividade suspeita poderá clicar em “denúncia”, enviando, automaticamente, o registro daquele momento para as autoridades locais.
O projeto-piloto, criado pela agência Leo Burnett Tailor Made, teve início no Rio de Janeiro e deve ser estendido para outras reservas do país. As câmeras utilizadas são autossuficientes e movidas a energia solar, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana, e transmitem imagens com geolocalização via streaming. Para não interferir na fauna e na flora as câmeras foram camufladas em formato de tronco, ninho ou pedra.
FICHA TÉCNICA
Título: VIGILANT WALLPAPERS
Produto: INSTITUCIONAL
Anunciante: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMOVEIS BRASIL LTDA
Co-presidente e Diretor Geral de Criação: Marcelo Reis
Diretor de Criação: Alessandro Bernardo e Vinicius Stanzione
Diretor de Arte: Breno Balbino
Redator: Jose Arnaldo Suaid
RTV: Celso Groba e Camila Aquino
Atendimento: Denise Millan, Rafael Oliveira, Marcelo Martirani, Mariana Bedeschi e Thais Mantovani
Projeto Digital: Denis Gustavo e Pedro Rais
Produtora gadget/câmera: Media Monks
Produtora de software: Media Monks
Mídia: Fernando Sales, Andrea Hirata, Leonardo Gomes, Marcelo Iwakiri e Paula Ricarte
Aprovação: João Ciaco, Marjorie Kockanny e Rafael Pires
Produtora de Filme: Alice Filmes
Direção: Gregorio Szalontai
Direção de Fotografia: Marco Lomiller
Montagem: Gregorio Szalontai
Produtor Executivo: Wal Tamagno
Pós-produção: Christian Balzano
Atendimento produtora: Ana Mansur e Larissa Rocha
Finalização: Alice
Produtora de Som: A9 Áudio
Produtor Musical: Equipe A9
Atendimento: Marcelinho Romero