No acordo de delação premiada fechado com a Procuradoria Geral da República (PGR), os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da holding J&F, terão que pagar R$ 220 milhões até junho de 2028. De acordo com a Folha de S. Paulo, os irmãos tiveram lucro pessoal de R$ 163 milhões apenas em 2016, valor que corresponde a 74% da multa. Esses valores constam na declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas, que não incluem os ganhos como pessoa jurídica, que foram entregues à PGR. De 2015 para 2016, o patrimônio de Joesley, por exemplo, saltou de R$ 525 milhões para R$ 1,3 bilhões. Já o de Wesley foi de R$ 410 milhões para R$ 1,4 bilhão.
A JBS leva as iniciais de seu criador, José Batista Sobrinho, e foi criada em 1953 com o nome Casa de Carnes Mineira, em Anápolis, Goiás. Logo ele viu possibilidade de crescimento com o número de empreiteiras que estavam se mudando para Brasília na época de sua construção. Foi então que construiu laços com os construtores da nova capital federal e começou a fornecer carne, onde conseguiu espaço para o seu processo de internacionalização.
A empresa adquiriu sua primeira marca estrangeira em 2005, quando se chamava Friboi, comprando as operações da Swift, da Argentina. Em 2007, voltou a se chamar JBS e abriu capital para ter as ações negociadas na bolsa de valores. Aos poucos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), iniciou um processo de compras acionárias dentro da empresa e se tornou dono de 13% da companhia. Com os aportes, a JBS expandiu seus negócios para a Austrália e Estados Unidos.
Atualmente, a JBS tem quase 50 marcas que atuam em 22 países. A receita de 2016 foi de R$ 170 bilhões de reais em 2016, com lucro de 376 milhões. Atualmente, o BNDS é dono de 23,9% das ações.
Popularmente, a JBS é conhecida por duas marcas famosas do setor alimentício: a Friboi e a Seara. Inclusive, ambas passaram por polêmicas em março durante a Operação Carne Fraca, quando a companhia foi acusada de venda de carne “maquiada” e de pagamento de propina a fiscais sanitários.
Entretanto, não é só de Friboi e Seara que a JBS vive. O grupo tem muitas marcas populares no mercado e de alto consumo entre a população brasileira. Além disso, algumas são anunciantes robustas na publicidade. Em 2015, o grupo comprou a Alpargatas, também dona de importantes marcas.
Confira a lista:
Friboi
Com Tony Ramos de garoto-propaganda, a Friboi ficou popularmente conhecida por seus comerciais de TV aberta, onde usava a assinatura: “Tem que ser Friboi”. Em 2014, Roberto Carlos fez seu primeiro testemunhal em uma campanha publicitária, o que chamou atenção pelo cantor ser, há 30 anos, vegetariano. A ação gerou diversos memes na internet. A conta é da Lew’LaraTBWA.
Swift
A marca argentina de carnes tem mais de 100 anos de mercado e se reposicionou em 2015 lançando novo logo e reestruturando as lojas próprias de carnes. Eles também desenvolveram uma campanha publicitária para o mercado nacional, com a assinatura “Swift, Sabemos de Carne”.
Vigor
Robusta no mercado publicitário, a Vigor anunciou novo posicionamento em março de 2017 visando a expansão nacional e maior protagonismo no mercado de lácteos premium e super premium. O investimento anunciado foi de R$ 20 milhões, com reformulação de identidade visual de toda a linha, além do lançamento de novos produtos. Anunciante líder no segmento lácteo, a empresa tem mantido nos últimos cinco anos crescimento de faturamento médio de 20%, sendo considerada uma das 50 marcas mais valiosas do Brasil. A marca é atendida pela agência Fischer.
Doriana
Famosa por suas campanhas com famílias felizes tomando café da manhã na mesa, Doriana passou a ser atendida pela Grey Brasil nesse ano, depois que a WMcCann e a marca decidiram encerrar o contrato que tinham desde 2013.
Seara
Fátima Bernardes popularizou a marca no Brasil com comerciais para a TV aberta. Com posicionamento sobre experimentar o novo, a apresentadora continua como garota-propaganda da marca até 2019, em campanhas assinadas pela WMcCann.
Havaianas
Uma das maiores anunciantes do Brasil, Havaianas é popular não só nacionalmente, mas também em outros países do globo. Atendida pela AlmapBBDO, suas campanhas para TV aberta está sempre escalando celebridades em filmes com viés humorístico.
Banco Original
O Banco Original é 100% digital e vem crescendo no país com campanhas que explicam a marca e seus serviços. Na última campanha assinada pela Fischer, Usain Bolt foi escolhido para a ação “Você é original. Esse banco é seu”.
Mizuno
Em abril, a Milk conquistou a marca Mizuno e passou a ser responsável pelos patrocínios, eventos, atendimento e assessorias a atletas da marca.
Osklen
A grife brasileira é reconhecida internacionalmente por sua personalidade no mundo da moda, pelo uso de materiais inovadores e sustentáveis. A marca foi criada pelo empresário Oskar Metsavaht e vendida para Alpargatas em 2012.
Minuano
A IDTBWA conquistou em abril desde ano a conta digital de Minuano. A marca de produtos de limpeza é uma das líderes do mercado e apresenta um novo posicionamento para 2017. A nova identidade visual dos produtos vem acompanhada de promoções para engajar consumidores.
Danubio
Conta da Fischer, a marca Danubio, em sua última campanha, escolheu Henrique Fogaça como garoto-propaganda.
Outras marcas também estão nessa lista: Sete Léguas, Dupé, Neutrox, Francis, Albany, Ox, Protege, Karina, Kolene, Met Inset, Faixa Azul, Leco, Itambé, Frangosul.