João Branco, VP de marketing do McDonald’s (Divulgação)

Das marcas guardadas no coração dos brasileiros, o McDonald’s é uma das mais queridas. A lembrança vai do inesquecível jingle do Big Mac, lançado em 1974 e que chegou ao Brasil em 1983, até o lançamento do Drive-Tudo, neste ano. Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim marcou a história da empresa dos arcos dourados, novamente cravada por uma inovação em 2021.

No Drive-Thru podia só carro. Mas, no novo Drive-Tudo, dá para retirar pedidos de bicicleta, moto e até disco voador, brinca a campanha veiculada no segundo semestre pelas mãos da DPZ&T.

Em um dos filmes, a Carreta Furacão animou ainda mais a iniciativa, reforçando o aspecto divertido que caracteriza hoje a comunicação do Méqui. No comando do trabalho está João Branco, vice-presidente de marketing do McDonald’s, eleito como Profissional de Marketing no levantamento Melhores do PROPMARK 2021.

Carreta Furacão divulgou o Drive-Tudo, uma das mais inovadoras iniciativas do McDonald’s realizadas em 2021 (Divulgação)

A conquista do prêmio foi recebida como “uma ótima notícia, que me deixa muito feliz, e com a certeza de que todo o trabalho do marketing do Méqui e, claro, de toda a companhia, para proporcionar experiências memoráveis aos nossos clientes, está sendo reconhecido por um dos principais veículos de comunicação do segmento”, comemora Branco.

O executivo lembra que a marca começou o ano no Big Brother Brasil com uma festa construída pela DPZ&T em parceria com a Creata, uma das mais emblemáticas ações já feitas no reality show da TV Globo. A ação se estendeu para o consumidor com a venda de pijamas da marca, um dos itens da coleção Use Méqui, inédita na América Latina.

“Foram quatro meses participando de um fenômeno cultural, que gera muita conversa e reforça a nossa afinidade com o público brasileiro”, destaca Branco.

No trabalho mais recente, o cantor Dilsinho gravou uma paródia do hit Péssimo Negócio para divulgar a Méqui Friday. A letra da música foi alterada para definir as ofertas e trazer o mote Ótimo negócio, coração, no conceito criativo idealizado pela agência Galeria.

Pijama da marca ajudou a aproximar Méqui Lovers (Divulgação)

A conexão com o público vem do trabalho de escuta ativa, que em 2022 seguirá com o objetivo de “tornar a experiência de consumir um Méqui a mais memorável possível”, diz Branco. Para não esquecer, este pacote ainda tem a responsabilidade de contribuir com uma sociedade mais inclusiva, diversa e sustentável.

“O melhor a se fazer é inserir essas questões com naturalidade na rotina do negócio, mas tratá-las com firmeza de propósito”, acredita Branco.

Refletir as características dos clientes nas campanhas, mostrar o que a marca faz pela natureza e dar continuidade ao sucesso do McDia Feliz, mesmo depois de mais de 30 anos, permanecem na receita de futuro da marca. Com Branco, o McDonald’s teve um ano histórico.

Na recuperação da pandemia da Covid-19, surpreender ficou como lição. O ano de 2021 provou que até marcas consolidadas precisam seguir se desafiando.