O jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer acaba de entrar para o time de sócios da produtora audiovisual TX, ao lado de Camilla Villas Boas e Roberto T. Oliveira.
“Estamos muito felizes em poder contar com o olhar do João para construir novas histórias. Nós três temos uma estreita relação com a cultura urbana, o que colabora com a verdade que imprimimos nas nossas produções”, conta Villas Boas.
João Wainer trabalhou por 20 anos como Repórter Fotográfico, Editor de Fotografia e Repórter Especial na Folha de São Paulo, onde criou e desenvolveu o projeto da TV Folha, vencedor do prêmio Esso de Jornalismo em 2013. Ainda como fotógrafo, lançou livros de fotografia “Aqui Dentro: Carandiru” (Imprensa Oficial) e “Últimas Praias” (Terra Virgem). Alguns de seus trabalhos foram expostos em instituições culturais como Museu Quay Branly (Paris), Fundação Cartier (Paris), MASP (São Paulo) MUBE (São Paulo) e no festival Reencontreé DÁrles (Arles).
Antes mesmo de se tornar sócio da TX, João dividiu com Roberto T. Oliveira a direção de dois documentários da produtora: “Pixo” e “A Ponte”. “4×4”, estrelado por Chay Suede e Alexandre Nero, com produção da TX, é o seu primeiro longa como diretor de ficção e chegará em breve aos cinemas, distribuído pela Buena Vista Internacional. Ainda no audiovisual, dirigiu o documentário “JUNHO – O mês que abalou o Brasil”, distribuído pela O2 Play, e as séries “Política: Modo de Usar”, da Globonews e “Linhas Tortas”, da Academia de Filmes. Atualmente, dirige longas ficcionais, filmes documentais e publicitários para clientes diversos como Google, Spotify, Netflix, Itaú, Ambev e Nívea.