De olho em mercados promissores, a multinacional norte-americana Iconix Brand Group desembarca no Brasil apostando nas redes sociais como principal meio de comunicação. Mantendo uma estratégia global da marca, a primeira fase de expansão da marca Joe Boxer será por meio da categoria de underwear masculino. E as redes sociais são o principal caminho que a marca utilizará para se comunicar com os consumidores. 

“Nossa aposta será em redes sociais, iremos trabalhar fortemente com esse público. Outro foco da marca será investir em embaixadores”, afirma Cesar Rodriguez, diretor da Iconix no Brasil. 

A multinacional de capital aberto é uma das maiores empresas de licenciamento de marcas no mundo e aposta em sua expertise com o canal de distribuição DTR (Direct to Retail). O modelo de negócios é inovador e conhecido em todo o mundo por deixar a cargo do varejo e parceiros toda a gestão do negócio, desde a concepção e fabricação dos produtos até detalhes como a identidade visual, visando atender às características dos consumidores de cada mercado, sem perder o posicionamento global da marca. 

Esse modelo visa, principalmente, aproveitar a capilaridade das redes varejistas, além de possibilitar que as empresas locais possam oferecer aos consumidores um serviço customizado, de acordo com a identidade de cada cidade, estado ou país. Para vender os produtos Joe Boxer no país, a Iconix elegeu a Renner para comercializar a marca com exclusividade em suas lojas, além da plataforma de e-commerce. 

Apesar da atual situação da economia brasileira, Rodriguez acredita que é possível expandir os negócios da empresa. “Ao contrario do que pensa a maioria do mercado, este é justamente o melhor momento para investir no Brasil. A tendência natural de muitas empresas é diminuir custos e investimentos, enquanto outras preferem manter ou até expandir seus negócios”, ressalta. 

Além disso, as condições de mercado são altamente favoráveis para a chegada de mais empresas estrangeiras ao país. O principal motivo é a queda vertiginosa do valor do real desde setembro de 2014. 

Com operações em mais de 120 países e um portfólio com mais de 35 marcas globais, a Iconix não escolheu o Brasil para expandir seus negócios por acaso. “Sabemos que o Brasil representa uma grande oportunidade de negócios para qualquer empresa que esteja disposta a investir e se adequar as características e necessidades do consumidor brasileiro. Somos muito cautelosos nas avaliações de mercado e condições econômicas. Pessoalmente, acredito muito no ‘timing’ para as coisas acontecerem. Chegou a vez do Brasil”, diz Rodriguez.