No ano passado ficou pronta uma versão do tradicional jogo de tabuleiro Banco Imobiliário com a temática do Rio de Janeiro. O jogo, com planos de comercialização previstos para maio, foi desenvolvido pela Estrela para a Prefeitura do Rio que, nesta semana, passou a ser acusada de promover obras e ações do prefeito Eduardo Paes (PMDB) por meio do jogo, com um investimento de R$ 1,05 milhão.
Inicialmente 20 mil unidades da edição “Cidade Olímpica” do Banco Imobiliário foram distribuídas às escolas públicas municipais, para serem entregues como prêmio aos melhores alunos. A nova edição substitui endereços conhecidos por iniciativas como Transoeste, Transcarioca, Museu de arte do Rio, Porto Maravilha, Parque Olímpico e Vila dos Atletas. Ainda aparecem em destaque a Riofilme, a Lei Seca, o Metrô, a Nota Carioca, o BRT Ligeirão. Na caixa do jogo, lê-se a frase “O Rio se reinventa. Os investimentos se multiplicam. Faça os lances certos e seja um vencedor nos negócios”.
Segundo a Estrela, a iniciativa de criar o jogo foi da própria empresa, que procurou a Prefeitura na metade do ano passado pedindo autorização para usar nomes de ruas, praças e monumentos. Após o consentimento, a Prefeitura se interessou em adquirir as 20 mil unidades para distribuir nas escolas. Segundo a assessoria da empresa, as obras mostradas no jogo foram escolhidas segundo critério de importância atribuída por um grupo de executivos da empresa. Diz a nota, ainda: “Todo ano a Estrela busca de oito a dez temáticas para lançar Banco Imobiliário em novas versões e levou em conta que o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a sediar os jogos Olímpicos”. Esta foi a primeira parceria da Estrela com o poder público.
Procurada, a assessoria da Prefeitura afirmou que não está comentando o assunto. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação limitou-se a informar que “o Banco Imobiliário é um jogo clássico, com diversas edições especiais, entre as quais a ‘Cidade Olímpica’, que vai divulgar o Rio de Janeiro, cidade que será sede dos principais eventos internacionais nos próximos anos. O jogo está sendo distribuído pela Prefeitura do Rio para as escolas da rede municipal de ensino, a fim de conscientizar os alunos a cuidar dos pontos turísticos e conhecer melhor a cidade em que vivem, além de trabalhar de forma lúdica a questão da convivência social e da sustentabilidade”.
A prefeitura não esclareceu se a aquisição foi feita com verbas da Secretaria Municipal de Educação. O Ministério Público do Estado do Rio já se envolveu, segundo informações da imprensa local, para avaliar se há indícios de irregularidades na parceria da Prefeitura com a Estrela. O jogo será vendido por um preço entre R$ 89,00 e R$ 99,00.