A marca dos Jogos Olímpicos é a segunda mais valiosa do mundo, segundo um estudo da Brand Finance. O evento organizado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) valorizou-se 87% desde a última edição, disputado em Pequim, e só fica atrás da Apple (R$ 142,6 bilhões) no ranking da pesquisa.

Segundo a avaliação da consultoria, a marca das Olimpíadas supera seu próprio rol de patrocinadores Samsung (R$ 77,2 bilhões), GE (R$ 67,1 bilhões) e Coca-Cola (R$ 62,8 bilhões).

A consultoria justifica a elevação da marca com o alto investimento realizado nos Jogos Olímpicos. Segundo Gilson Nunces, sócio e ceo da Brand Finance para a América do Sul, o campeonato gerou um ciclo de R$ 9,4 bilhões em investimentos. .  “No cálculo do valor da marca Olimpíadas, nós nos baseamos nos relatórios financeiros do Comitê Olímpico Internacional. Consideramos todos os usos operacionais com a marca Olimpíadas, incluindo resultado com direitos de televisão, patrocínios, licenças da marca, merchandising e vendas em bilheteria. E de outro lado, avaliamos custos e investimentos totais em cada ciclo de quatro anos”, afirmou.