Raí atuará como embaixador da J&JPara reforçar o conceito “Carinho inspira carinho”, a Johnson & Johnson anunciou o lançamento do “Tour do Carinho”, uma série de iniciativas que fazem parte da plataforma de patrocínio exclusivo na área de cuidados com a saúde para a Copa do Mundo 2014. Uma das ações, intitulada “Um Maracanã de vidas”, tem como objetivo salvar 80 mil vidas. De acordo com o diretor de marketing institucional da marca, Ricardo Wolff, a ideia é promover umas das maiores campanhas de doação de sangue já realizada no Brasil.

“Vamos percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo com o Ônibus do Carinho, uma estação móvel de coleta que receberá as doações”. Wolff ressaltou que para reforçar a ação, a marca ainda convidou o artista plástico Eduardo Srur para criar obras de arte colaborativas, por meio de intervenções urbanas, que chamem a atenção dos brasileiros para a causa. O conceito da ação foi desenvolvido pela Octagon.

Outra iniciativa será o programa “Campeões do Carinho”. De acordo com o executivo, a meta é reconhecer histórias de pessoas que contribuem para um Brasil melhor, sendo elas brasileiros conuns, instituições de saúde e voluntários do mundial. Para esta ação, a Johnson & Johnson convidou o ex-jogador de futebol Raí, que além de ter sido campeão pela Seleção Brasileira, comanda a Fundação Gol de Letra. Segundo Raí, o principal objetivo é descobrir brasileiros que fazem a diferença. “Vamos montar a Seleção do Carinho, com 11 histórias que serão selecionadas, sendo que os autores das três melhores estarão na final da Copa do Mundo, no Maracanã”.

Humanização

A marca também vai promover a ação “Campeões do Carinho para voluntários da Copa do Mundo”. De acordo com o Wolff, a iniciativa pretende reconhecer voluntários que surpreenderem, indo além nos cuidados com visitantes e torcedores durante os jogos. Além disso, ele contou que a Johnson & Johnson também vai promover a padronização da identidade visual médica para facilitar a sua identificação pelo público e pelos atletas em todos os estádios da competição, bem como das malas médicas que podem salvar a vida dos atletas em campo.

Wolff ressaltou ainda que, pela primeira vez, também haverá um programa organizado para cuidar das pessoas que estarão trabalhando no evento. Em cada uma das cidades-sede, os voluntários terão acesso a uma área especial no Centro de Voluntários, onde serão realizados exames de saúde gratuitos (saúde oral, testes de glicose, de índice de massa corporal e medição de pressão arterial e frequência cardíaca), haverá produtos de consumo da marca e uma área onde os voluntários podem descansar. Ainda como parte da plataforma, haverá o “Apoio à Humanização”, que consiste na capacitação de profissionais de saúde que visa reforçar ações de humanização no atendimento ao paciente.

O Programa de Apoio à Humanização nos Hospitais está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e à Política Nacional de Humanização (PNH), que estabelecem diretrizes e dispositivos para a melhoria do atendimento ao paciente, por meio de melhorias na gestão e na qualidade da assistência à saúde.