O artista Zen Palagniuk recebeu um desafio inédito: usar os fios de sutura da Johnson & Johnson Medical Devices, divisão especializada em dispositivos médicos, como matéria-prima para fazer dois retratos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas após passarem por procedimentos cirúrgicos. Utilizando a técnica de String Art Palagniuk produziu em menos de 30 dias dois quadros, com 13 mil metros de fios de sutura e 16 mil pregos.
O artista usou o conceito #AlémDoProcedimento (da tradução em inglês de #BeyondTheProcedure) para criar esses retratos de pacientes com histórias de superação. Intitulada “Life Threads Portraits”, a exposição foi realizada em Orlando, nos Estados Unidos, para cerca de 300 cirurgiões de diferentes países da América Latina.
“Quando se pensa em uma tecnologia por si só, parece algo frio, um produto médico. Mas quando fica claro que aquela tecnologia tem o poder de melhorar uma vida, então você percebe que faz parte de algo muito maior”, destaca Luly De Samper, presidente da JJMD na América Latina.
A técnica de String Art, que geralmente usa fios de lã como matéria-prima, é conhecida por formar composições harmônicas com fortes demarcações de luz e sombra. “Existe uma afinidade muito grande entre a arte e o cuidado com a saúde. Eu posso ver como a arte ajuda na recuperação de pacientes, ou seja, os temas estão ligados. Gostei muito deste processo de criação e coloquei minha alma no projeto. Espero que as pessoas vejam as obras por um ângulo diferente, mais humano, porque cada vida importa”, relata Zen Palagniuk.
Entre os pacientes escolhidos para a homenagem está o bebê argentino Tomás, que foi operado ainda no útero da mãe após o pré-natal apontar um problema congênito. Hoje, com 2 anos, é uma criança saudável.
A outra paciente retratada no trabalho é a paulista Paula Bastos, que seguiu a recomendação de sua equipe médica para cirurgia bariátrica após ser diagnosticada com hipertensão e pré-diabetes.
“Eu me sinto honrada em ter sido retratada pelo Zen Palagniuk e ver minha história compartilhada no evento. Espero que os retratos toquem as pessoas que passam pelo espaço e que desta forma elas possam compreender o quanto a cirurgia foi importante para mim e modificou meu modo de encarar a vida. Que minha história inspire as pessoas”, contou Paula sobre a experiencia de ser inspiração para uma obra de arte.
FICHA TÉCNICA
Título: Life Thread Portraits
Agências: Aio Comunicação / Bigorna Filmes / In Press Porter Novelli
Empresa: Johnson & Johnson Medical Devices
Artista: Zen Palagniuk
In Press Porter Novelli
Direção de Criação: Alexander Lopes
Criação: Arlindo Rodrigues / Leonardo Ferreira / Pedro Henrique
Diretoras do Núcleo: Veronica Barranco/Ana Domingues
Gerente de Conta: Juliana Prando
Atendimento: Vanessa Serafim
Produção: AIO Comunicação
Diretor: Daniel Grilli
Equipe de Produção: Sérgio Gambier
Edição: Daniel Grilli
Finalização: Sérgio Gambier e Daniel Grilli
Produção: Bigorna Filmes
Diretor: Vitor Levy
Equipe de Produção: Daniel de Castro e Paula Furtado
Edição: Gabriel Melo
Fotografia: André Bittencourt e Micael Horcherman