O Jornal do Brasil não tem mais versão impressa e segue apenas no digital. A última edição circulou na terça-feira (12) e a publicação segue no site e em seus perfis nas redes sociais.
PROPMARK apurou com que ainda não houve uma “despedida” para os leitores, mas há a expectativa que a presidência se manifeste oficialmente. A equipe sofreu reduções.
A mudança acontece pouco mais de um ano do retorno do periódico. A publicação havia sido relançada por Omar “Catito” Peres, em fevereiro de 2018. Na última quarta (13), ele comunicou aos funcionários que o jornal deixaria as bancas novamente. Há a possibilidade do diário continuar no digital e ter uma edição aos domingos.
Segundo Gustado Bastos, CEO/ sócio diretor de criação da Onzevinteum, que atende O Dia e Meia Hora, a agência estava conseguindo alguns anunciantes para o JB, mas não houve tempo suficiente. “A Renata Granchi faz um bom trabalho comercial e de marketing. Na minha visão demoraram a fazer esse trabalho e não deu tempo de recuperar. Os recursos se esgotaram. Apesar da gente atender um concorrente, os jornais O Dia e Meia Hora, estávamos empenhados como agência a trabalhar o JB. Nosso propósito era a manutenção de uma importante marca do Rio de Janeiro, um trabalho de mercado mesmo”, afirma.
Com a anuência de seus clientes, a agência chegou até a fazer um anúncio para o JB que destaca a credibilidade e a força de suas páginas. Bastos lamenta a interrupção da versão impressa. “Numa época de fake news, o JB trazia uma credibilidade em sua marca que é uma pena ver se calar. É por isso que fizemos esse trabalho junto com o comercial deles para encher as paginas do jornal de bons anúncios de bons clientes e também criamos um anúncio para o JB que fala justamente sobre isso.”