Dalton Pastore completa nove meses à frente da ESPM. Um desafio que ele abraçou com entusiasmo e no qual vem “ouvindo muito, estudando o possível e tentando aprender ao máximo”, como ele descreve. “Sempre achei que a ESPM era excelente. Hoje sei que é mais do que isso”, afirma o executivo. Diante de todas as mudanças na indústria da comunicação, ele acredita que a formação consistente – e com ênfase em marketing, negócios e criatividade – será cada vez mais importante. Neste bate-papo, o profissional fala sobre formação, valores e tendências. Confira os principais trechos da entrevista concedida ao PROPMARK.
Tradição
A formação que a ESPM oferece é tradicional apenas na excelência acadêmica, no respeito que merece do mercado, na solidez dos programas e no lastro com o qual nossos estudantes saem para a vida profissional. Essas são as tradições que nos esforçamos para manter.
Formação
Acho completamente falsa a ideia de que, num mundo cada vez mais globalmente competitivo, as pessoas possam obter sucesso tendo apenas uma formação acadêmica mais ligeira. Eu gostaria que minha filha estudasse muito mais tempo do que eu estudei.
Diferencial
A ESPM é uma escola voltada para o mercado, que se alimenta da qualidade e do preparo de nossos alunos. As empresas preferem os alunos formados pela ESPM. Há anos nossos alunos vêm transformando os mercados em que atuam. Formação voltada para o mercado é algo que a ESPM sempre levou muito a sério.
Base
Nossos cursos de graduação, todos eles, oferecem adicionalmente forte base de marketing, negócios e tecnologia.
Diferenciais
Creio que temos dois diferenciais claros e palpáveis: todos os nossos cursos têm carga grande de marketing, tecnologia e negócios; e estamos sempre de olho no mercado, oferecendo profissionais diferenciados e mais bem preparados.
Jornalismo
Jornalismo é mais do que uma carreira. É quase uma missão. Em tempos de Lava Jato e de Trump, para ficar em apenas dois exemplos, o interesse pelo jornalismo cresce. Em tempos de fake news, a necessidade de bons jornalistas aumenta.
Parcerias
Temos uma boa parceria com a Columbia, que é reconhecida como a melhor escola de jornalismo do mundo. Este mês mesmo, fizemos juntos o Primeiro Seminário de Jornalismo ESPM – Columbia. Tivemos apresentações, debates e palestras incríveis tanto do pessoal da Columbia como da ESPM e dos convidados. Foi um enorme sucesso de público, de produção de conteúdo e conhecimento.
Nova Edição
Ao final do evento, o próprio pessoal da Columbia fez questão de anunciar a segunda edição do seminário, em outubro do ano que vem.
Outros Acordos
Além da Columbia, mantemos acordos com cerca de outras 30 universidades, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Tendências
Tudo hoje é novo nas áreas da indústria da comunicação. Talvez mais do que os demais setores econômicos, a comunicação e o marketing estão passando por uma gigantesca revolução.
Exigência
A beleza desta revolução é que ela não diminui a importância da comunicação nem do marketing. Ela passa a exigir mais e novas competências. Ela, felizmente para a ESPM, exige mais e melhor formação.