A Jovem Pan contratou o publicitário Lelo Nahas para comandar o departamento de marketing da emissora. Com mais de 20 anos de experiência no mercado e passagens por agências como DM9DDB, Eugenio, NewcommBates, Taterka e MPM, Nahas responderá como diretor de criação e de marketing e assume a coordenação dos projetos especiais e de branding da rádio. De acordo com Tutinha Carvalho, diretor-presidente do Grupo Jovem Pan, o criativo deve trazer robustez para os projetos da emissora. “É um investimento para melhorar a nossa marca e a parte gráfica do que fazemos, muitas vezes de forma caseira”, diz.
A rede Jovem Pan, com suas afiliadas pelo Brasil, soma mais de 30 milhões de ouvintes mensais e aposta em um plano crossmedia, que inclui redes sociais e o programa “Pânico”, para atrair anunciantes. “A ‘Dança do Pinguim’ foi criada em parceria com a Africa para um cliente da agência e temos ações com os Postos Ipiranga”, cita Tutinha. “Projetos com agências e clientes sempre acontecem. O Nahas terá esse papel, de entrar no planejamento das agências e nos ajudar a ficar mais próximos”, resume o executivo.
Além do calendário padrão de vendas, a emissora trabalha em projetos comerciais para o Verão 2013 e para a Copa do Mundo 2014. Ela está licenciada para usufruir comercialmente do Mundial e as ações referentes à competição começam a ser comercializadas em outubro. Nahas terá um papel de criativo e de executivo dentro da emissora para ajudar a desenvolver e a comercializar projetos assim. “Meu papel é fazer com que criativos entendam que rádio é uma mídia ‘on’, que converge para outras plataformas”, afirma Nahas. Uma equipe embrionária, com profissionais da casa, começa a ser formada. A previsão é ter até oito pessoas no departamento, entre redatores, designers e criativos.
Nahas segue o movimento de outros publicitários que recentemente trocaram agências por veículos. Os exemplos mais proeminentes desse movimento são Gleidys Salvanha, que deixou a Publicis em março e foi para o Google, e Sérgio Valente, que trocou a presidência da DM9DDB para assumir a CGCOM (Central Globo de Comunicação). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, o criativo começou sua carreira em 1989 na MPM Propaganda como diretor de arte. Nos anos 90, teve passagens por AlmapBBDO, Artplan, DPZ, McCann-Erickson e Grey Group.
No início de 2000, entrou para a NewcommBates, hoje Y&R, onde atendeu as Casas Bahia e clientes como Bradesco e Kaiser. Em 2003, Nahas trocou a agência pela DM9DDB, onde permaneceu por seis meses. Depois da DM9, passou por Taterka, MPM, Eugenio Publicidade e FabraQuinteiro. Em agosto deste ano, Nahas, que respondia como diretor de criação da Mestiça Propaganda, deixou a agência. “Aqui é a liberdade total de criação. Se eu quiser fazer um jingle, eu faço, se eu quiser fazer um vídeo, está tudo aqui. Não há fronteira. A ideia, a execução e a veiculação ocorrem em um dia”, explica Nahas. “Podemos fazer muitas coisas. Essa é a união da cabeça de agência com a cabeça de rádio”, resume Tutinha.