Os jovens da periferia e os idosos do século 21 são os dois grandes grupos de destaque no novo Mosaic Brasil, estudo da Serasa Experian que traça um perfil da sociedade brasileira que vai às urnas neste domingo (5) para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados. A análise segmentada cruza dados da própria Serasa com dados públicos como os do censo do IBGE e da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar).

Para Juliana Azuma, superintendente de marketing service da Serasa, o jovem da periferia é um segmento que se revela bastante importante dentro do contexto da sociedade brasileira, porque é esse jovem que tem sido o protagonista da ascensão da nova classe média. “Ele tem mais à educação, informação e, portanto, influencia muito as decisões relacionadas a sua comunidade e família. Ele é mais ligado à tecnologia e antenado”, ressalta a executiva.

Juliana destaca que pelo acesso maior à informação, esse jovem também tem poder de decisão no consumo de marcas. “Se ele for mercado alvo, as marcas precisam entender essas principais características”. O jovem da periferia é o segmento mais representativo do Mosaic, correspondendo a 16,8% da população brasileira acima de 18 anos.

A nova geração de idosos é a principal novidade do Mosaic Brasil 2014 em relação ao Mosaic anterior, divulgado em 2009. Os idosos do século 21, que representam 9% da população, ganharam destaque por motivos como o aumento da expectativa de vida, novos hábitos e uma estabilidade financeira maior. Eles querem, por exemplo, consumir mais entretenimento, viajar e são mais ligados à cultura. “Intuitivamente se entende que esse é um segmento que está mais relacionado ao consumo de serviços de saúde, mas isso não é verdade, pois os idosos de hoje têm hábitos bastante diferentes do que víamos antes. É um idoso que foge do que pensávamos a respeito dessa geração”, completa Juliana.

A executiva acrescenta que as empresas podem utilizar o Mosaic na elaboração de suas estratégias para entender melhor quem são os seus consumidores, ter uma visão segmentada deles, e a partir disso, alavancar suas campanhas e prospectar clientes similares. O Mosaic é uma solução de segmentação global utilizada em 29 países onde a Experian tem operações. O novo Mosaic não divide genericamente a população brasileira em classes A, B, C e D. O estudo leva em  consideração uma quantidade  grande de variáveis que resulta em 11 grupos e 40 segmentos. “O estudo levou um ano para ser concluído, é bem complexo”.

Os outros grupos segmentados pelo Mosaic, além dos “jovens da periferia” e “envelhecendo no século 21”, são “elites brasileiras”; “experientes urbanos de vida confortável”; “juventude trabalhadora urbana”; “adultos urbanos estabelecidos”; “donos do negócio”; “massa trabalhadora urbana”; “moradores de áreas empobrecidas do sul e sudeste”; “habitantes de zonas precárias” e “habitantes das áreas rurais”.