Turma da Mônica Jovem

Responsável por 57% da movimentação financeira do Brasil, o equivalente a aproximadamente R$ 32 bilhões, o público jovem é o alvo principal de grande parte das empresas de consumo e tem chamado a atenção pelas mudanças de hábito em relação a gerações anteriores. Um dos insights mais interessantes deve ser observado com atenção principalmente pelas administradoras de cartões e pelo varejo. 

Segundo o estudo Radar Jovem 2015, elaborado pela empresa B2, especializada em conectar marcas e consumidores com idade abaixo dos 30 anos, mais da metade dos jovens (51%), sobretudo os universitários, preferem pagar suas compras com cartão de débito. Na sequência, as formas de pagamento preferidas são dinheiro (46%) e cartão de crédito em uma única parcela (18%). Apenas 17% gostam de efetuar os pagamentos em parcelas. 

Entre as prioridades de compra, a categoria Celular e TV a cabo aparecem bem citadas (55%), seguidos de Transporte (53%) e Vestuário, com 48%. 

Em relação à comunicação utilizada para atingir o público, Ricardo Buckup, CEO da B2 e responsável pelo estudo, ressalta que é importante ter uma estratégia forte e bem planejada. “Hoje, os jovens são bombardeados de informações e sugestões de consumo. Para dialogar com esse público, é preciso ser assertivo”, afirma.