A transformação digital significa realmente virar tudo de cabeça para baixo e começar quase do zero

O Brasil é o maior mercado em volume publicitário da Dentsu na América Latina. A meta é fortalecer a presença do negócio, de olho no filão aberto pela TV conectada, que deve crescer 32,2% em 2024, de acordo com o relatório “The pace of progress”, do Dentsu Media Trends. “A era digital também colocou em pauta mudanças com a incorporação da inteligência artificial (IA)”, acrescenta o argentino Juan Pedro McCormack, CEO da Dentsu Latam, responsável por ações globais que envolvem IA entre os escritórios da agência. Argentina, Brasil e Estados Unidos assinam “Scrolling therapy”, para a Eurofarma, que ganhou o GP de Pharma no Cannes Lions 2023.

Juan Pedro McCormack: comunidade colaborativa de especialistas guia expansão (Divulgação)

Estrutura
Hoje, a Dentsu está presente em todos os países da região, com escritórios próprios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, e via afiliados em todos os demais países. Além da presença das marcas globais como Dentsu Creative, Carat, iProspect e DentsuX, operamos de forma distinta e robusta em CXM e mídia a partir de soluções proprietárias como AI Playground Latam e Dentsu Gaming, por exemplo. A nossa área dedicada a gestão e inteligência de dados é encabeçada pela Navegg, líder de dados na América Latina, que atua em total conformidade com as leis de proteção de dados. Atuamos de forma colaborativa entre escritórios, áreas e disciplinas, principalmente junto aos clientes regionais, bem como em concorrências, para trazer o que de melhor cada um faz.

Perspectiva
O ano de 2023 tem sido muito bom para a Dentsu na América Latina. Temos tido um excelente desempenho em crescimento orgânico muito por conta das reorganizações que fizemos, como o lançamento de Dentsu Creative, a chegada de novas lideranças locais e a implementação de soluções proprietárias de tecnologia, que proporcionaram não só crescer nos clientes atuais, como também trazer novos, como é o caso de L’Oréal, entre outros.

Crescimento
Apesar de a Dentsu Inc. ser uma empresa listada em bolsa, não podemos abrir os valores computados localmente. No entanto, uma boa referência é que, atualmente, 95 dos cem maiores anunciantes do mundo são nossos clientes.

Brasil
Todos os nossos mercados são importantes e têm desafios claros. O Brasil tem um papel fundamental no nosso avanço como região. É o maior mercado em termos de volume publicitário na América Latina e a Dentsu vai continuar fortalecendo a sua presença no país. Hoje, a Dentsu no Brasil é liderada pelo Tiago Vargas, que continua tendo um papel fundamental na evolução do nosso grupo no país, e conta com o meu apoio integral.

Integração
Com os dados cada vez mais sofisticados, a comunicação tem a oportunidade de se basear verdadeiramente  em uma compreensão única das audiências e na capacidade de navegar no cenário dos meios de comunicação orientados por dados e tecnologias cada vez mais regulamentados. Na Dentsu, por termos agências com expertise mais forte em mídia e criatividade reconhecidas globalmente, temos o poder de reunir conteúdo e narrativa na construção de marca, aliada à precisão da performance, dados e da tecnologia, trazendo agilidade, colaboração e inovação incomparáveis e ​​em escala para os nossos clientes. Posso afirmar seguramente que a Dentsu faz o melhor uso de suas soluções tecnológicas, seja de mídia ou CXM (Customer Experience Management) para conversar com esse consumidor. Desde o nosso conhecimento e estratégia na criação e desenvolvimento de dashboards, webmastering e SEO, uso de inteligência artificial no back-end, por exemplo, passando por criatividade e até a nossa disciplina de Attention economy, as nossas pessoas estão prontas para criar a melhor estratégia de comunicação adequada a qualquer cenário em transformação.

Oportunidades
Cito aqui o nosso estudo proprietário mais recente, o Dentsu Media Trends “The pace of progress”. Segundo a pesquisa, é esperado um crescimento notável de 32,2% de publicidade na TV conectada em 2024, impulsionado principalmente pelo aumento dos vídeos sob demanda financiados por anúncios (Avod) e dos canais de streaming gratuitos financiados por anúncios (Fast), que permitem à audiência o controle para assistir streamings e a simplicidade para assistir à TV aberta de forma gratuita ou com valores reduzidos.

Leia a íntegra da entrevista na edição de 13 de novembro de 2023