O papel do jornalismo investigativo, sobretudo das revistas, na cobertura da Operação Lava Jato foi o tema de encerramento do IX Fórum Aner de Revistas, que trouxe para São Paulo o juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso.
“O juiz tem compromisso com fatos, provas e leis. O juiz precisa, nesses casos de processos com pessoas poderosas, do apoio da opinião pública”, disse, destacando o jornalismo investigativo.
Moro disse ainda estar decepcionado com o fato de o Governo não ter dado uma resposta institucional consistente às manifestações feitas pela população ao longo do ano.
“Não vai ser a Lava Jato que vai resolver o problema de corrupção no Brasil. O processo, até o momento, tem ido bem. Mas não posso assegurar o dia de amanhã”, justificou. ” Vejo a abordagem geral da imprensa majoritariamente positiva. Tem críticas injustas, mas isso faz parte do livre debate”, acrescentou, cobrando da imprensa, representada no evento em grande quantidade por revistas, uma cobertura mais aprofundada a respeito de questões para além da Operação Lava Jato, como reforma política.