Luciana Rodrigues julgará no Festival de Cannes 2021 os trabalhos de uma categoria que “celebra o desenvolvimento e a abrangência criativa das marcas por meio do uso de design, da ativação, da imersão e da experiência 360”. É assim que a CEO e presidente da Grey Brasil define o Brand Experience & Activation Lions. O que esperar? Conexão e projetos capazes de transformar um mundo ávido por mais igualdade e tolerância. Essa é a expectativa de Luciana, que vê no julgamento a distância uma “experiência inesquecível”. A seguir, a executiva compartilha as suas impressões e a sua preparação para o festival, que revelará os premiados entre os dias 21 e 25 de junho.

Critérios
A categoria Brand Experience & Activation Lions celebra o desenvolvimento e a abrangência criativa das marcas por meio do uso de design, da ativação, da imersão e da experiência 360. Os trabalhos devem demonstrar como a jornada do cliente, a experiência da marca e a otimização de cada ponto de contato com as marcas levaram ao aumento da afinidade do público e ao resultado observado em vendas.

Pandemia
A criatividade é uma força para ajudar as marcas a se conectarem com as pessoas, permanecerem relevantes e trazerem propósito, especialmente durante esses tempos tão tumultuados. A responsabilidade e a missão como jurado é enaltecer, premiar e provar que a criatividade pode transformar o mundo.

Ferramentas de mudança
As transformações podem ocorrer por meio de um movimento social, um novo produto, uma nova forma de comprar que facilitou a vida das pessoas, ou até mesmo por meio de um filme de 30 segundos que foi capaz de colocar um sorriso no rosto de alguém.

Luciana Rodrigues, CEO e presidente da Grey Brasil, deixa a dica: “The Power of Moments” (Divulgação)

Destaques
Os trabalhos que mais me marcaram nos últimos anos foram os que impactaram positivamente a sociedade, como o Grand Prix de 2019 conquistado pela Microsoft com o case Changing The Game; além de Black Supermarket, criado para o Carrefour França, e Today, da Apple – ambos de 2018 –; Boost Your Voice, para Boost Mobile/ 2017, da época em que a categoria ainda se chamava Promo & Activation; e, por fim, mas não menos importante, Lifepaint, para Volvo em 2015.

Perspectivas
Espero encontrar trabalhos que sejam admirados não apenas por seu brilho criativo, mas por seu reflexo do mundo como um lugar de igualdade e tolerância. É importante reforçar que desde 2017 o júri do Festival de Cannes segue o guidance criado em colaboração com a “Unsteriotype Alliance”, que promove a igualdade de gênero na publicidade e considera se o trabalho representa estereótipos enraizados de gênero, idade, raça, etnia, deficiência ou outros preconceitos.

Tendências
Devemos ter ideias ainda mais disruptivas devido às limitações que tivemos no último ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, incluindo questões ligadas ao distanciamento social e à saúde mental. Uma novidade para 2021 é a nova categoria Creative Business Transformation Lion, que muda a forma como as marcas se organizam, como as pessoas trabalham e como os clientes se envolvem com elas.

Preparação
Além de buscar referências nas edições anteriores do Festival de Cannes e em outros eventos como D&AD e One Show, tenho lido bastante. Um dos livros que me impactou muito é o The Power of Moments, de Chip Heath & Dan Heath.

Julgamento a distância
Aprendemos a trabalhar a distância nesses últimos 13 meses. Gostando ou não, produzimos como nunca. Somos seres adaptáveis e, sem dúvida, essa será uma experiência inesquecível.