Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul e jurado de Direct Lions, no Festival de Cannes 2021, diz que sentiu falta na shortlist da área de cases brasileiros “muito bons que tinha visto antes do julgamento, no momento em que conhecia as peças que iriam competir”. “A sensação que dá, às vezes, é de impotência, pois o processo da shortlist é muito estatístico e imprevisível. Quando vi os finalistas de outras categorias senti um certo alívio em constatar que alguns desses cases que não entraram em Direct estão presentes lá”, diz.

Segundo ele, o desempenho do Brasil, sem dúvida, o país que merecia mais. “Porém, Cannes Lions é uma fotografia do último ano. É o que somos. Devemos ter orgulho do que conquistamos. E esses finalistas são vencedores ao meu ver”, avalia. Para ele, simplesmente “estão entre as melhores peças do mundo num dos festivais mais difíceis e num ano, comentado por todos, como muito criterioso e exigente”.

Direct Lions teve 143 peças brasileiras inscritas e Waiteman diz que esperava mais cases do país na final. Ainda assim, acredita que nove finalistas “não é tão mal”. “Mas quero colocar aqui um ponto. Nos últimos tempos talvez uma centena de brasileiros saíram do país para trabalhar nas principais agências do mundo. Na minha visão eles também fazem parte da indústria brasileira de comunicação inserida num contexto global”. Segundo ele, se vir sob esse aspecto os números da categoria sobem exponencialmente, pois “criativos brasileiros estão presentes em cases extremamente vencedores”. “Bem como produtoras e profissionais daqui prestando serviço para o mundo”, argumenta. 

“Cannes Lions é uma fotografia do último ano. É o que somos. Devemos ter orgulho do que conquistamos. E esses finalistas são vencedores ao meu ver” (Divulgação)

Ele acredita ainda que o Brasil tem ótimas chances de levar alguns Leões. Para ele, as reais oportunidades também passam por inscrever os trabalhos nas categorias certas – um eterno debate. “No júri sempre há a difícil missão de separar o que é Direct do que não é. E essa discussão seguiu por várias semanas. É natural, pois a vontade do júri em contribuir para uma votação justa é sempre em alta”, fala.

Conforme análise do publicitário e jurado da área, o Brasil tem um nível técnico notável e estava “bem nítido isso nas inscrições e nas explicações das peças”.

Para ele, o mundo estava bem representado em Direct. Waiteman diz que desde peças com ideias de simples execução até exemplos de atuação mais tecnológica para resolver os problemas de comunicação. Ele cita América Latina, Ásia, América do Norte, África, Europa, incluindo  Leste Europeu e, claro, América do Sul, como regiões bem representadas na área.