Com 45 anos de história, o Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade) sempre foi um prêmio conhecido e respeitado por criativos e, como aconteceu com outros festivais, ganhou também o reconhecimento e a participação dos anunciantes. Essa é a opinião de Alexandre Peralta, CEO da Peralta São Paulo, que participará do júri de Inovação em Meios. “Dessa forma, o festival acaba tendo uma relevância ainda maior para o negócio das agências porque entrega a elas visibilidade com os anunciantes.”

A opinião também é compartilhada por Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, que será jurado em Rádio e Promo. “O Fiap é um festival que foi ganhando importância ao longo dos anos. Por isso, minha expectativa é ver um nível cada vez mais bacana de trabalhos, assim como palestras e debates”, afirma.

A qualidade dos debates e palestras também foi outro ponto destacado por Peralta. “Espero, além de conhecer e julgar bons trabalhos, presenciar discussões bem interessantes. A lista de palestrantes desse ano está especialmente boa, com Rupert Murdoch, Robert Rodríguez, o CMO do Exército dos Estados Unidos, além de vários outros”, ressalta.

Peralta afirma que não consegue arriscar nenhuma área específica em que o Brasil deve se destacar, mas que torce para que o país se sobressaia em Campanha Integrada, Criatividade Efetiva e Inovação em Meios, “onde particularmente acho que ele ainda precisa ter mais destaque”. Na opinião dele, Inovação em Meios é uma categoria mais aberta, que pode contemplar qualquer ideia de qualquer meio. “Acredito que o melhor das outras categorias também estará inscrito nela.”

Já em Promo, Pernil observa que essa é uma área que costuma destacar os países mais tradicionais deste mercado: Argentina, Brasil, Estados Unidos. Ao contrário de Rádio, que abre mais oportunidades. “Rádio tem uma coisa muito bacana que é ser o mais democrático dos meios. Um spot com um casal conversando tem o mesmo custo de produção que outro com insetos alienígenas gigantes destruindo Nova York. E isto dá espaço para países menos tradicionais e sem tantos investimentos em propaganda, como Equador, Porto Rico e Peru, por exemplo, também se destacarem. É o que tem ocorrido nos últimos anos”, lembra o redator da Almap.

Na opinião de Pernil, ideia boa é sempre ideia boa, não importa o meio, ainda mais hoje em que várias categorias acabam se misturando. “É fácil de explicar e de entender. Einstein dizia que ‘se você não consegue explicar algo a uma criança de 6 anos é porque você não entende o assunto’. E olha que o sujeito falava de física quântica”, diz.

Outros jurados

O Fiap acontece este ano entre os dias 28 e 30 de abril, em Miami, e terá a participação de 11 brasileiros no júri de diversas áreas. Além de Peralta e Pernil, participam Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que presidirá o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Ibero-América; Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, que vai liderar o júri de Criatividade Efetiva; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, em Internet; enquanto Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Fabio Seidl, vice-presidente de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, em Gráfica; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Brasil, em Relações Públicas e Imprensa; Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios; Edu Tibiriçá, sócio e produtor-executivo da BossaNovaFilms, em Técnicas de Produção Audiovisual, e Flavio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, em Gráfica.

Palestras

O tema central dos seminários este ano é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Entre os palestrantes estão o brasileiro Rui Porto, CMO da Alpargatas para Havaianas, e o magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation,  holding que controla títulos como “The Times”, “The Sun” e “The Sun on Sunday”, além de Fox e Sky.

O festival apresenta entre as novidades a área “Criatividade Independente em Redes Sociais”, que vai premiar as melhores ações independentes em redes sociais. Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da Península Ibérica que concorrem com suas peças.

Vale lembrar que os premiados no Fiap também contam pontos para o Gunn Report, maior estudo de publicidade do mundo, que avalia 46 festivais internacionais e locais.

Inscrições

A organização do Fiap decidiu estender o prazo para a inscrição de peças até o próximo dia 11 de abril. As inscrições podem ser feitas no site do festival.