Sob a liderança de Renato Pereira, diretor de relações com o mercado da Rede Globo de Televisão, os jurados se reuniram para escolher os trabalhos finalistas da etapa nacional da 40ª edição do Prêmio Profissionais do Ano nesta segunda-feira (28). É a primeira vez que o executivo participa do projeto, cujos premiados deste ano serão conhecidos em uma cerimônia programada para o quarto trimestre.
Nesta terça-feira (29), outros quatro júris estão analisando trabalhos das regiões Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sudeste Interior e Sudeste Capitais.
Com inscrições gratuitas, apenas com a exigência de que as peças tenham sido veiculadas na grade comercial da emissora, esta edição da tradicional premiação teve 843 comerciais e campanhas para análise dos jurados, o equivalente a nove horas de projeção.
“A essência permanece a mesma. Este ano tivemos até um crescimento no volume de filmes das 609 inscrições realizadas. Vejo um tom mais contemporâneo e, também, uma densidade social, o que mostra que as marcas estão mais responsáveis. Os lados estéticos e plásticos estão muito mais apurados”, destacou Renato Pereira.
Entre os jurados da etapa nacional estavam Fabio Fernandes (F/Nazca Saatchi & Saatchi), João Livi (Talent Marcel), Mario D’Andrea (Dentsu), Rafael Urenha (DPZ&T), Sergio Gordilho (Africa) e, por exemplo, Edney Narchi (Conar).
“O Profissionais do Ano julga o formato filme, mas o interessante é que a maioria deles está no ambiente multiplataforma como GloboPlay, Globo.com e G1”, diz Pereira.
Após o julgamento, a Globo promoveu um concorrido coquetel com a assinatura do chef Massimo Ferrari e direito a show de Theo Werneck Blues Trio, com participação da cantora Andrea Marquee.
Os trabalhos finalistas serão divulgados nesta quarta-feira (30).