O Cenp-Meios informa que tem quatro agências de publicidade não certificadas em seu painel: Jussi, a i-Cherry, a Mirum e a Blinks Essence.

Segundo Caio Barsotti, presidente do Conselho Superior das Normas-Padrão, é um passo importante e inovador para o Cenp-Meios e diz que toda agência é bem-vinda para enriquecer mais o painel. “Há um número considerável de agências que, por diferentes motivos, preferem não se habilitar a obter a Certificação de Qualificação Técnica, mas é importante que elas participem do Cenp-Meios, ampliando assim ainda mais a representatividade das agências no investimento em mídia no mercado publicitário brasileiro”, explica.

Paula Puppi, conselheira do Cenp, foi a incentivadora da adesão destas agências, todas digitais e do WPP. A executiva, que é Chief Transformation Officer do grupo, a adesão destas agências é indispensável. “Elas hoje autorizam um volume bastante representativo da mídia digital do mercado. E não estamos falando aqui apenas de ter mais informação sobre participação de cada meio, mas sim de ter melhor visão sobre o investimento total que o mercado tem realizado”, comenta.

A aprovação de agências de publicidade não certificadas no painel foi aprovada no no começo deste ano, visando a expansão do sistema. Para participar do Cenp-Meios, a agência precisa usar um sistema de gestão homologado tecnicamente. 

Atualmente os sistemas da AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, iClips e Operand já estão prontos para tornar possível o envio dos dados ao Cenp, mediante comando exclusivo e expresso da agência. Basta a assinatura de um termo de adesão, no qual há o compromisso de enviar os dados nos prazos combinados, atendendo também a algumas recomendações no preenchimento dos Pedidos de Inserção. “Se a agência é usuária dos softwares homologados pelo Cenp-Meios, a decisão de adesão é simples, sem qualquer necessidade de investimento ou custo”, diz Barsotti. Caso a agência opere em um sistema não homologado, há possibilidade de homologação.